ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae e Instituto Ideias do Futuro vão premiar melhores projetos de estudantes no Desafio Liga Jovem

Lançamento do projeto em João Pessoa foi realizado nesta sexta-feira (10) para apresentar a competição aos representantes de escolas, universidades e gestores públicos
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior podem se inscrever, até o dia 7 de junho, para participar do Desafio Liga Jovem, considerada uma das maiores competições de empreendedorismo tecnológico do Brasil. A iniciativa é uma realização do Sebrae com o Instituto Ideias do Futuro e foi apresentada, nesta sexta-feira (10), para representantes de instituições de ensino, públicas e privadas, de João Pessoa e região metropolitana, para que incentivem os alunos a participarem do projeto. Até o momento, o projeto conta com 20 mil inscritos em todo o país.

Durante a apresentação, os convidados conheceram as etapas da competição, que na primeira fase será no formato de pich, realizados de forma virtual, contemplando as etapas estadual e regional. Para participar, os estudantes precisam desenvolver um projeto ou solução inovadora que resolva um problema real da comunidade ou instituição de ensino onde estão inseridos. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo, englobando inovação e tecnologia.

De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, os participantes terão acompanhamento ao longo de todo o processo de criação. “Os participantes vão ter orientação, participar de lives de conhecimento. Então, aproveitem esta oportunidade, pensem que este momento é de grande aprendizado, onde cada um vai ter momentos que vão servir para vocês protagonizarem a própria história. Temos o grande ganho que é o conhecimento, além das premiações”, explicou a gerente.

Para participar, os estudantes não precisam ter conhecimento prévio sobre empreendedorismo ou inovação. Basta soltar a criatividade e pensar em soluções para os problemas que identificarem. Os estudantes podem formar grupos com dois até cinco participantes e serão conduzidos por professores, além de receber suporte dos especialistas do Sebrae e do Instituto Ideias do Futuro. “O propósito é que eles [estudantes] tenham que criar um projeto que resolva um problema real da comunidade e para isso vamos dar toda uma formação, trilha de conhecimento baseada em empreendedorismo tecnológico para dar esse suporte. Mesmo que os estudantes nunca tenham tido contato com empreendedorismo e inovação, eles podem participar”, reforçou o diretor executivo do Instituto Ideias do Futuro, Camilo dos Santos.

Premiação – Os melhores projetos, de acordo com as regras e premiações previstas para cada etapa, serão contemplados com entrega de smartphones, notebooks, tablets e vouchers de compra. Os estudantes que chegarem à etapa nacional vão concorrer a uma viagem internacional com todas as despesas pagas, além de terem uma imersão em uma cidade brasileira que tenha projetos de referência em inovação e tecnologia.