ASN PB Atualização
Compartilhe

Roteiro Encantos da Serra integra seis cidades da Serra da Borborema

Nova rota foi apresentada pelo Sebrae/PB durante um famtour que incluiu experiências como astroturismo e visita a um Serpentário
Por Valdívia Costa
ASN PB Atualização
Compartilhe

 

Uma experiência turística diferenciada foi realizada conectando cinco cidades da Serra da Borborema da Paraíba. O Famtour do “Roteiro Encantos da Serra: conhecendo o coração da Borborema”, do Sebrae/PB, aconteceu em Campina Grande, Barra de Santana, Queimadas, Puxinanã, Pocinhos e Lagoa Seca, da segunda (1°) à quarta-feira (3). O Roteiro oferece uma imersão nas culturas locais, gastronomia regional e experiências rurais encantadoras.

Famtour Encantos da Serra / Fotos: Sebrae/PB

De festas populares a paisagens deslumbrantes, o turista desfruta neste roteiro da essência do interior nordestino. É uma vivência de tradições e sabores únicos, acompanhados da hospitalidade característica da região. Segundo a agente de Roteiros Turísticos do Sebrae/PB, Marluce de Santana, esta é uma jornada que une história, natureza e cultura em um só passeio.

“Estou extremamente satisfeita com o resultado do Famtour do Roteiro Encantos da Serra: conhecendo o coração da Borborema. Foi gratificante ver as agências de turismo, os guias e jornalistas se encantando com tudo o que a região tem a oferecer. Tivemos a oportunidade de integrar os municípios, proporcionando experiências únicas e culturalmente enriquecedoras”, enfatizou.

Os participantes do famtour aprenderam sobre a produção de rapadura, degustaram doces feitos com cactos e admiraram paisagens incríveis que a Serra oferece. Rafaela Almeida, proprietária da agência de turismo Roteiros da Rafa, aprovou o Encantos da Serra.

“Foi uma experiência única! É emocionante. A gente leva para casa muito aprendizado e um ótimo contato com a natureza, além de muita cultura. Espero que a gente venha vender cada vez mais, cada cidade que visitamos. Foi tudo que esperávamos”, comentou.

Museu dos 3 Pandeiros em Campina Grande_Fotos: Sebrae/PB

O envolvimento com a produção do queijo e do doce, assim como a contemplação dos astros a partir de telescópios desenvolvidos em um projeto de ressocialização de apenados, trouxe uma dimensão ainda mais significativa à experiência, segundo Marluce. Todos se conectaram com as danças típicas, em uma verdadeira celebração da cultura local.

Fábrica de rapadura/ Fotos: Sebrae/PB

“Com certeza, o Roteiro Encantos da Serra promete ser um grande sucesso entre os turistas, e estou animada para ver como essas vivências irão impactar positivamente aqueles que nos visitam. É uma honra fazer parte desse projeto tão especial”, concluiu Marluce.

Veja alguns trechos do Roteiro:

Na segunda-feira, em Campina Grande, os visitantes visitaram uma Fábrica de Rapadura pela manhã e participaram de uma cavalgada à tarde, na Casa de Cumpade. A noite foi comemorada com um drink no Boteco do Seu Severino. Já na terça, em Barra de Santana, houve contemplação do Mirante do Curimatã com uma apresentação instrumental pela manhã e visita ao artesanato local no Restaurante Recanto Santana.

Aula de xaxado/ Fotos: Sebrae/PB

À tarde, o famtour partiu para Queimadas e visitou o Centro Cultural Philus Haus e à noite fizeram a Trilha Lunar (astroturismo), com 15 minutos de caminhada e 40 de contemplação do céu. No último dia, nesta quarta, foi a vez de Puxinanã, com visita ao Serpentário, Meliponiário Rancho do Caju e Museu Vivo Répteis da Caatinga e almoço no Restaurante Morada das Pedras. Em seguida, o famtour chegou a Pocinhos, onde houve uma experiência cultural na Casa de Barro, uma recepção com sanfona e uma história contada sobre o alimento da Palma, Cactos e doce de Xique-Xique.

Famtour Encantos da Serra / Fotos: Sebrae/PB

Ainda à tarde, houve a visita final em Lagoa Seca, no Centro de Artes do Artesanato local e uma visita à Chácara Pau Brasil, onde houve a experiência com coleta de maracujá e degustação de derivados da fruta. O roteiro encerrou com um Chá da tarde na Chez Vouz Bistrô e Contação de História, na antiga casa onde morou o Argemiro de Figueiredo, palco de grandes decisões e cenário de verdadeiros acontecimentos históricos para o Estado.

Astroturismo / Sebrae/PB