ASN PB
Compartilhe

Farofa do Brasil: exposição é vitrine de sabores paraibanos e oportunidades para empreendedores

Expositores fortalecem parcerias e ampliam o alcance dos negócios locais durante o evento Mesa Ao Vivo Paraíba
Por Michelle Farias
ASN PB
Compartilhe

Empreendedores atendidos pelo Sebrae/PB participam da Feira Farofa do Brasil, evento que integra o Mesa Ao Vivo Paraíba e acontece até esta sexta-feira (4) no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. A Farofa reúne produtos artesanais e regionais, como queijos, doces, cachaça, pescados, hortaliças, além de peças do artesanato paraibano. O gerente da agência Sebrae-Sul, Cláudio Soares, ressaltou o potencial econômico da gastronomia no estado e a importância de garantir inovação e sustentabilidade aos negócios do segmento.

“O Sebrae está envolvido desde o início da concepção com o Governo do Estado, com o Mesa, o IFPB. Nosso papel foi muito nesse sentido de uma curadoria para encontrar principalmente os expositores do espaço Farofa, onde a gente mapeou produtores, pessoas que têm uma identidade da terra, que conversam com o evento, com essa conexão de produtos, o olhar muito de comunidade, inclusão e produtos que tragam a questão da sustentabilidade, da inovação”, explicou.

No espaço é possível conhecer e adquirir os produtos produzidos pela Associação Mulheres Negras do Campo que integram o Fórum de Turismo Sustentável Costa das Falésias. As raízes como inhame, macaxeira e batata doce são a matéria prima principal dos pães, servidos em cafés da manhã ou chás da tarde para os turistas que visitam o salão da associação. “Nós chegamos a atender mais de 300 pessoas por mês. A Farofa é um “espaço de extrema importância para divulgar os nossos produtos e o nosso trabalho”, avaliou a integrante da associação, Claudineide Rodrigues.

O empresário Alberto Magno, diretor da Fazenda Mirim, é um dos expositores da Farofa do Brasil (Foto: Sebrae/PB)

Fundadora do Rancho Isabelle Chaves, empresa paraibana especializada no cultivo de hortaliças, ervas finas e microvegetais, a empresária Rayssa Chaves ressalta que a feira Farofa do Brasil é uma oportunidade para ampliar o networking e expor seus produtos para chefes de cozinha de todo o Brasil.

“O nicho que escolhemos para trabalhar foi a gastronomia e estamos diretamente ligados aos chefes de cozinha. Para a gente, participar de um evento voltado à gastronomia, em João Pessoa, foi além de um prazer um networking muito bom. Nós tivemos troca com os chefes que são os nossos clientes, muitos estudantes, chefes que dão aulas, pessoas novas de Campina Grande, do sertão. Essa é uma oportunidade incrível de apresentar a nossa marca e mostrar que João Pessoa tem agricultura de qualidade e sustentável”, disse Rayssa Chaves.

A convite do Sebrae/PB, o empresário Alberto Magno, diretor da Fazenda Mirim, responsável pelo Camarões do Vale, participa da exposição apresentando o crustáceo produzido no município de Salgado de São Félix. “Aqui nós estamos conversando com chefes de cozinha, diretores de restaurantes e bares para conhecer o nosso produto, que vem da Fazenda Mirim direto para eles”, afirmou.

O chef paulista Alex Atala, que visitou os estandes da Farofa, destacou a qualidade dos produtos de origem paraibana. “A gente tem que incorporar tudo à cultura. Seja no artesanato, na música, na literatura. Transformar isso em um cartão de visita, um diferencial do estado. No específico caso dos ingredientes do artesanato, que eu gostaria que um dia fosse elevado a arte popular brasileira, é ter esse orgulho, incorporar ao cotidiano. O Brasil não precisa de três São Paulo ou três Rio de Janeiro, mas precisa de uma Paraíba brilhando orgulhosa”, disse.