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Estética masculina em alta: empresas investem em serviços de estética especializados para conquistar clientes 

Segundo Sebrae/PB, setor é considerado como promissor e tem gerado novas oportunidades pela variedade de serviços 
Por Divulgação
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De corte de cabelo, alinhamento de sobrancelhas, venda de produtos e até procedimentos estéticos faciais. O fator da diversidade não somente faz parte da realidade dos serviços de estética masculina, como também garante novas oportunidades para quem pretende investir no próprio negócio ou busca o seu espaço para atender esse público no mercado. Neste domingo (19), é comemorado o Dia Internacional do Homem e a data simboliza para o ambiente de negócios, o pensamento sobre ideias e novas oportunidades de investimento com foco voltado à prestação de serviços e vendas.

Segundo dados do Sebrae/PB, o setor da beleza, segmento no qual está inserido os serviços de estética, é considerado promissor no território paraibano e concentra 18,3 mil pequenos negócios. No caso de empreendimentos voltados ao atendimento do público masculino, a oportunidade de renda foi o que motivou o empresário, Kennedy Ferreira, a investir no próprio negócio no ano de 2017. Ele é proprietário da Alpha Barber Shop, na cidade de João Pessoa, e explica que a decisão de investimento veio da identificação do crescimento escalável no setor. “Eu tinha uma necessidade de deixar de ser funcionário e buscar algo melhor. Não era um sonho, mas o desafio da inovação nesse setor acabou atraindo a atenção e depois surgiu como uma boa oportunidade”, comentou.

O empreendimento disponibiliza serviços como cortes de cabelo, barba, alinhamento de sobrancelhas, selagem e botox capilar. Sobre o crescimento do negócio, Kennedy Ferreira revelou ter melhorado o faturamento da empresa em 18% entre os anos de 2022 e 2023. “Trabalhamos com esses serviços e temos ainda opções de produtos e acessórios. O público masculino é exigente e por isso existe o desafio de melhorar o atendimento e oferecer opções diferenciadas”, concluiu Kennedy Ferreira.

Quem também atua neste mercado voltado ao público formado por homens é a fisioterapeuta dermatofuncional, Thayse Mikaelli, proprietária da Clínica Thayse Mikaelli Saúde e Estética Integrativa. A empresa conta com uma unidade matriz instalada na cidade de Patos, no sertão do estado, e uma filial em João Pessoa. Segundo a empresária, o atendimento masculino em serviços de estética é uma realidade comum ao contexto da atualidade.

“A clínica surgiu da necessidade de oferecer um serviço de qualidade associado a uma experiência de bem-estar e autocuidado a homens e mulheres. Sempre enxerguei no público masculino a necessidade de vivenciar uma experiência de cuidado, mas existia ainda uma relação de medo, preconceito e hoje isso é totalmente diferente, porque cada vez mais os homens buscam esses serviços”, explicou.

Entre os serviços ofertados pela clínica estão, tratamentos estéticos faciais e corporais de alta tecnologia, depilação a laser 4D, terapias de relaxamento e bem-estar. “O crescimento médio em atendimentos chegou a 40% nesse último ano. Isso demonstra que o mercado é crescente e o público, que também é exigente, tem buscado cada vez mais serviços com profissionais especializados”, disse Thayse Mikaelli.

Segundo a gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Patos, Anna Stefania, os serviços em estética são os que mais têm atraído clientes no setor da beleza. “O público masculino tem procurado um corpo em forma, um rosto mais jovem, cabelos bem tratados e esses fatores impulsionam os serviços em estética. O autocuidado também é outra questão que impacta”, pontuou.

Outro aspecto que se destaca é a variedade de serviços que são apresentados no momento do atendimento. “Essa diversidade tem atraído e transformado o mercado de estética, um exemplo é o “boom das barbearias” verificado nos últimos anos, e isso evidencia essa mudança. Os homens procuram esse espaço para cuidar da beleza e também como forma de distração, pois esses espaços têm se reinventado, com a oferta de ambientes com jogos, bares e outros atrativos. Então tudo isso colabora para o crescimento”, concluiu Anna Stefania.