Pães mais crocantes por fora e macios por dentro, sem esfarelar ao serem cortados e que não ficam endurecidos no dia seguinte. Este é o resultado do pão francês feito a partir da fécula de mandioca em combinação com a farinha de trigo, receita que foi testada na prática por padeiros do município de Mari durante oficina da Expoagro Mari 2022. O evento, que teve apoio do Sebrae/PB, foi realizado na última semana e contou com diversas capacitações focadas na mandiocultura.
Segundo explicou o pesquisador da Embrapa na Bahia, Joselito Motta, que coordenou a oficina, trata-se de uma substituição simples: a cada 10kg de farinha de trigo usados para produzir o pão, pode-se retirar 1kg para substituir por 1kg de fécula de mandioca (uma espécie de pó ou goma oriunda da mandioca). “Este é um quantitativo ‘seguro’, ou seja, que pode ser feito para todo tipo de farinha de trigo. Porém, dependendo da marca, é possível aumentar a proporção da fécula de mandioca e ter bons resultados”, afirmou. Outra dica dada pelo pesquisador é reforçar a vaporização de água quando se chega a esta fase da produção do pão.
“A aparência é um pão externamente mais crocante, mas com um interior mais uniforme e consistente. O pão não fica emborrachado ou endurecido no dia seguinte e, além disso, é mais saboroso. Usar a fécula da mandioca é uma possibilidade e, dependendo dos incentivos da prefeitura e do estímulo à produção da mandioca, pode-se despertar para outras alternativas, fixando o homem no campo e gerando a oportunidade de agregar valor ao produto. É importante que essa esteira de oportunidades aconteça em um ambiente de organização dos produtores, beneficiando a coletividade e fazendo o produtor crescer produzindo saúde”, comentou.
O agente local de inovação do Sebrae/PB em Mari, Adelaido de Araújo Pereira, explicou que a iniciativa de focar, cada vez mais, na produção da mandioca faz parte dos objetivos do Arranjo Produtivo da Mandiocultura do Estado da Paraíba. “Pretendemos, a partir de outubro, iniciar o fornecimento de pães com fécula de mandioca na merenda escolar da rede municipal de ensino, beneficiando os alunos e padeiros. Ainda não temos o quantitativo de beneficiados direto”, salientou.
Para a gerente regional do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana, a fabricação de produtos a base de mandioca é uma iniciativa estratégica para alavancar cada vez mais a produção. “O uso de produtos locais é importante para o incentivo aos produtores e a dinamização da economia, além de estarem contribuindo com a saúde da população através da fabricação de produtos saudáveis”, destacou.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.