O Sebrae Paraíba está presente no Encontro Nacional de Ecossistemas Locais de Inovação (ELI Summit 2025), realizado no Centro de Convenções, em Natal (RN), para conectar e fortalecer os ecossistemas locais de inovação. Uma caravana de empreendedores e representantes de ecossistemas de inovação do Estado participa do evento, que teve início nesta terça-feira (4) e segue até a quinta-feira (6). Os diretores do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo e Neto Franca, acompanhados de dirigentes da instituição, estiveram na solenidade de abertura.
A delegação paraibana, composta por 35 representantes, está imersa em uma extensa programação que inclui palestras, visitas técnicas, matchmaking e oficinas. O objetivo central do evento é reunir os ecossistemas brasileiros para intensa troca de experiências, agregação de conhecimento técnico, e para capacitar e integrar os atores nos temas de desenvolvimento territorial, estimulando a colaboração e a criação de ambientes mais propícios à inovação em todo o país.

Relevância – Para os empreendedores paraibanos, a participação no ELI Summit representa uma oportunidade estratégica de troca de experiências, visibilidade e aprendizado junto a outros territórios. O evento contribui diretamente para o desenvolvimento de ambientes inovadores no estado, estimulando parcerias, novos projetos e soluções que impactam positivamente o empreendedorismo e a economia local.
Diversidade e força – Os 35 participantes representam a diversidade e a força do movimento de inovação que se consolida em todas as regiões da Paraíba. Eles estão distribuídos entre os principais polos e iniciativas paraibanas: Farol Digital (João Pessoa), BrejoTEch (Guarabira), E.Inov.CG (Campina Grande), ELI Cariri (Monteiro e região), Dino Valley (Sousa), ELI Patos e Caatinga Valley (Cajazeiras).
Papel fundamental – O Sebrae Paraíba desempenha um papel fundamental nesse movimento, atuando como articulador e facilitador da integração entre os diferentes atores que compõem os ecossistemas: poder público, instituições de ensino, setor privado e terceiro setor. “Por meio da metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação), o Sebrae apoia a formação de lideranças, o mapeamento de oportunidades e o desenvolvimento de estratégias que fortalecem a inovação como vetor de crescimento e competitividade nos territórios paraibanos”, destacou Diogo Freitas, gestor de projetos do Sebrae/PB, que está coordenando a caravana da Paraíba.

