ASN PB Atualização
Compartilhe

Integrantes do Ecossistema de Inovação de Cajazeiras definem áreas prioritárias para incentivar ações na região

Encontro aconteceu nessa segunda-feira (13) e teve a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Os integrantes do Ecossistema de Inovação de Cajazeiras, cidade que fica localizada no alto sertão paraibano, se reuniram nessa segunda-feira (13) para definir quais áreas devem ser prioritárias para o trabalho de desenvolvimento de estratégias, visando a construção de ideias inovadoras com foco no ambiente socioeconômico da região. O encontro, que também serviu para fortalecer o processo de articulação do grupo, aconteceu no auditório do campus da UFCG no município.

Ao dialogar sobre o planejamento das ações, os integrantes se dividiram em grupos e indicaram três áreas estratégicas. São elas: serviço de saúde, que consiste numa avaliação de alto potencial de crescimento com baixo investimento; educação, observando a necessidade de gerar uma maior comunicação e integração entre os diferentes polos educacionais e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); e varejo, tendo em vista a ausência de estrutura e capacitação para transformar a cidade em um polo varejista.

De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, o encontro proporcionou uma experiência positiva de construção de ideias, permitindo a colaboração de atores dos mais diversos segmentos sociais. “Esse trabalho de mapeamento das áreas prioritárias, que se assemelha a uma condição de diagnóstico da realidade local, busca integrar os membros do ecossistema de inovação para pensar soluções e depois desenvolver essas ideias em uma perspectiva de futuro”, explicou.

O processo de composição do grupo é baseado em uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, a partir de quatro hélices: representantes de instituições privadas (.com), gestão pública (.gov), integrantes de organizações sociais ou associações (.org) e entidades educacionais (.edu).

Esse modelo de organização visa garantir a inclusão dos mais diversos segmentos da sociedade na composição do ecossistema, além de incentivar a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras. Esse foi o segundo encontro de um total de onze que estão previstos para acontecer ao longo deste ano envolvendo os integrantes do Ecossistema de Inovação de Cajazeiras.