Os detalhes da programação do 39º Salão do Artesanato Paraibano foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (8) por representantes do Sebrae/PB e Governo do Estado, realizadores do evento. Na programação, o público vai contar com mais de 500 estandes de expositores, atrações de música e dança da cultura popular e ainda gastronomia típica de todas as regiões da Paraíba.
Durante o lançamento para a imprensa, os gestores do Sebrae/PB destacaram o Salão como uma oportunidade única para os empreendedores da economia criativa exporem seus produtos e inovarem nas apresentações. “A nossa expectativa é superar os 4 milhões de reais em vendas. É um momento importante para valorizar a nossa cultura e o evento já se consolidou como um espaço para inúmeras oportunidades”, destacou o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo.
Por sua vez, o diretor financeiro da instituição, Neto Franca, destacou a estratégia do evento ser realizado justamente no período de férias e alta temporada na capital paraibana, que está com o setor turístico aquecido. “Aproveitando essa temporada do turismo, o artesão mostra sua potencialidade e criatividade, fortalecendo o empreendedorismo através do artesanato”, acrescentou.
A primeira-dama do estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, lembrou que a cada edição o Salão se fortalece e amplia seu alcance, proporcionando a divulgação da arte produzida no estado e também fortalecendo os artesãos. “A cada ano, o Salão fica maior e o artesão só ganha com isso, mostrando seus produtos com muita qualidade e diferenciados para os paraibanos e para os visitantes”, disse a primeira-dama.
Incentivo – Este ano, o Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear os artistas que têm o papel como matéria-prima para a produção dos seus produtos. Entre os artesãos homenageados está Dada Venceslau que confeccionou peças especialmente para decorar o evento. “A gente trabalha há tanto tempo com isso e chega esse momento ímpar na nossa vida, onde podemos mostrar o trabalho de forma diferente e no lugar mais alto”, falou.
Para a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, os empreendedores que participam do Salão do Artesanato ganham visibilidade e oportunidade de realizar novos negócios o ano inteiro, através do contato direto com o público durante o evento. “Esse ano teremos, pela primeira vez, o Prêmio de Excelência Artesanal, que será divulgado durante o Salão. Temos diversas atrações e esses empreendedores, ao conhecer o público e divulgar seus produtos, recebem encomendas o ano todo. Ou seja, é um resultado muito maior do que o conquistado durante o evento”, explicou.
O lançamento oficial do Salão do Artesanato Paraibano será nessa sexta-feira (10), a partir das 16h. O evento será realizado no estacionamento do Hotel Tambaú, em João Pessoa.
Serviço:
Lançamento da 39º edição do Salão do Artesanato Paraibano
Data: 10/01/2025
Local: Estacionamento do Hotel Tambaú (Av. Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú – João Pessoa/PB)
Horário: 16h
Entrada solidária: doação de 1kg de alimento não perecível