Dialogar, criar estratégias, planejar e articular ações com foco no desenvolvimento econômico e sustentável. Esse é o papel desempenhado pelo Sebrae/PB e parceiros, a partir da criação de fóruns regionais voltados ao fortalecimento da atividade do turismo no território da Paraíba. Além de elencar e valorizar os atrativos de cada região, a proposta busca promover capacitações e incentivar o ambiente de negócios, gerando emprego e renda para as comunidades envolvidas.
Atualmente, 13 roteiros turísticos estão com atividades sendo planejadas para estimular o setor no estado. Em todos os roteiros, o debate é fomentado através da formação de fóruns com a inclusão de líderes, profissionais, representantes de instituições públicas, privadas e pessoas da comunidade de cada localidade. Nesta rede de parceiros, além do Sebrae estão a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE-PB), Secretaria de Estado da Cultura, Prefeituras, entre outros.
De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a instituição tem atuado de forma contínua com atividades voltadas ao debate e capacitações envolvendo empreendedores para fortalecer o crescimento do setor. “O objetivo é proporcionar um ambiente favorável à discussão do turismo e criar estratégias para impulsionar o setor em cada região do território estadual. A ideia de interiorização é também outro passo importante que vem sendo dado neste processo com a inclusão de novas regiões”, pontuou.
Regina Amorim destaca ainda que a criação de fóruns é apenas uma das etapas do processo de formalização. Segundo ela, o debate gerado neste espaço envolvendo a comunidade é essencial para projetar o futuro. “Quando essa mobilização acontece se cria a Instância de Governança Regional (IGR), que passa a ser denominada de fórum e conta com a participação de vários representantes da sociedade. O Fórum de Turismo do Vale do Piancó é um exemplo. Depois dessa etapa, o próximo passo é buscar a inclusão da região no Mapa da Regionalização do Turismo da Paraíba, que consiste na formalização da IGR e registro do CNPJ”, explicou.
Vale do Piancó – Entre as regiões com roteiros turísticos na Paraíba, a 13ª ficou definida pela criação do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Vale do Piancó. São 19 municípios que compõem esta área territorial. Entre os atrativos da localidade se destacam as paisagens naturais, igrejas históricas, monumentos turísticos, espaços culturais e diversos estabelecimentos com experiências gastronômicas. Antes da formalização do fórum, que aconteceu na última sexta-feira (20), a região já era atendida pelo Sebrae por meio do Programa Território Empreendedor Sustentável (TES), cuja finalidade é estimular a criação de novos negócios locais e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável no empreendedorismo.
Regiões turísticas da Paraíba
1ª Região – Rota Sanhauá
2ª Região – Costa das Falésias
3ª Região – Brejo
4ª Região – Cariri
5ª Região – Curimataú
6ª Região – Seridó
7ª Região – Vale dos Sertões
8ª Região – Vale do Mamanguape
9ª Região – Vale do Paraíba
10ª Região – Vale dos Dinossauros
11ª Região – Trilha dos Potiguara
12ª Região – Serra da Borborema
13ª Região – Vale do Piancó