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Carnaval 2025: veja dicas do Sebrae para atrair clientes e faturar mais nesse período

Empreendedores devem planejar ações, desde a divulgação dos produtos até a criatividade para se destacar
Por Katiana Ramos
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Os festejos de carnaval estão chegando e é uma época de aumento nas vendas para os empreendedores. Os setores de alimentação, turismo e venda de roupas e acessórios são os que mais se destacam no período. Para auxiliar os donos de pequenos negócios a se destacarem, o Sebrae/PB lista algumas dicas.

O primeiro passo é planejar o que será feito durante o carnaval para atrair os clientes. Essas ações vão desde a preparação de conteúdos para divulgar os produtos ou serviços, seja nas redes sociais ou na mídia tradicional, e também oferecer vantagens aos consumidores, como descontos ou brindes.

O analista de projetos do Sebrae/PB, Diogo Freitas, sugere algumas iniciativas que podem ajudar os empreendedores, destacando principalmente a criatividade. “O segredo está no planejamento e na criatividade. Se você vende acessórios, por exemplo, vale apostar em produtos como tiaras, colares, óculos divertidos e glitter biodegradável. Além disso, combos promocionais podem incentivar compras maiores”, orienta. Para quem trabalha com alimentação e bebidas, ele lembra que é preciso observar o contexto da festa, que acontece no verão, e também na praticidade. “No setor de alimentação e bebidas, o ideal é oferecer produtos práticos e refrescantes, como espetinhos, sanduíches naturais, drinks tropicais e açaí. Quem trabalha com delivery deve se preparar para atender a demanda dos foliões que preferem curtir a festa em casa ou precisam de um reforço depois da folia”, reforça.

Já para quem trabalha com turismo, oferecer pacotes com uma experiência completa, como vivências culturais e até mesmo brindes que remetam aos locais a serem visitados, podem agradar aos turistas. Para isso, uma boa divulgação faz toda a diferença. “O importante é divulgar bem os serviços, especialmente nas redes sociais, usando conteúdos chamativos e hashtags estratégicas”, acrescenta Diogo.

Ainda sobre vantagens aos clientes, adotar estratégias como receber pagamento por luz ou oferecer descontos ajudam nas vendas. “Independentemente do segmento, uma dica fundamental é garantir um bom atendimento e facilitar o pagamento, aceitando PIX e cartões para não perder vendas. Pequenos detalhes como esses fazem toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar clientes”, frisa o analista.