ASN PB
Compartilhe

Capril de Monteiro é destaque no cariri e evolui com capacitações do Sebrae

Criação de cabras leiteiras será um dos focos da 16ª ExpoMonteiro, que acontece desta quarta (6) ao domingo (10)
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

Um dos negócios da caprinocultura do cariri da Paraíba, o Capril Extrema, da cidade de Monteiro, é destaque pela evolução, que sempre conta com o apoio do Sebrae/PB. Em agosto de 2017, Edenilton da Costa Cavalcante e a esposa, Ana Carolina Rodrigues, colocaram em prática o sonho de ter uma criação de cabras leiteiras e executam atualmente um planejamento para que o Capril chegue à condição de laticínio. Essa criação de cabras leiteiras será um dos focos da 16ª ExpoMonteiro, que acontece desta quarta-feira (6) ao domingo (10).

Ana, do Capril Extrema/ Fotos: Divulgação

“A gente adquiriu esse sítio recentemente. Meu marido cuida dos animais, faz as compras, e eu ajudo no manejo da retirada do leite. Eu cuido da gestão de pessoas e do marketing da empresa. Nós não teríamos tantos bons resultados se não fossem as capacitações e parcerias que estamos fazendo. O Sebrae sempre foi nosso parceiro em consultorias e cursos onde aprendi a administrar melhor o meu negócio”, comentou Ana Carolina, que já fez curso de empreendedorismo na cidade de Prata e atualmente participa do programa Liderança Empreendedora.

O Capril Extrema conta com cinco colaboradores fixos para dar conta da extração e venda de leite. Segundo a empreendedora, eles vendem o produto, mas a pretensão é montar um laticínio, o que respaldará a genética e mostrará o manejo para os amantes da caprinocultura leiteira.

“Nós estamos planejando um laticínio, uma fábrica de ração e queremos ainda colocar pessoas treinadas para receber turistas, transformando o Capril Extrema em um local de visitação. Estamos terminando um galpão que tem capacidade para 200 animais e após esse processo faremos as novas instalações da ordem. Toda essa nova parte do empreendimento já vem sendo estudada e a partir de 2025 a gente vai começar a

Capril Extrema/ Fotos: Divulgação

colocar em prática, passo a passo”, relatou Ana Carolina.

Ela acredita que ainda farão a contratação de três ou quatro pessoas a mais para trabalhar com todos os produtos que serão gerados. Ofertar mais emprego é uma das novas metas que o Capril Extrema pretende atingir. Para a gerente da agência Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, Ana e Edenildo são modelos dos novos empreendedores da caprinovinocultura do cariri.

“Nós temos uma diversidade muito boa de negócios da caprinocultura, como o Capril Extrema. São empreendedores organizados, interessados nas novas tecnologias, com a pegada da tradição caprina na família e todo um potencial a desenvolver. O Sebrae chega junto desse empresariado com capacitações completas, como o Liderança Empreendedora, que tem transformado a vida do produtor rural, da empreendedora que muitas vezes só tem a ajuda dos filhos para tocar uma pequena propriedade. Nós entramos nessas famílias agroecológicas e seguimos juntos, construindo os sonhos dessas pessoas”, concluiu.