O uso de aplicativo de mensagens para impulsionar a comunicação no ambiente de negócios tornou-se uma realidade mais do que comum e necessária para o processo competitivo. O meio digital, além de possibilitar o contato ágil com clientes, permite o compartilhamento de diferentes arquivos com informações que podem ser estratégicas para melhorar os resultados empresariais.
Todas essas vantagens foram consideradas pela empreendedora, Johanna de Lima, que optou por aderir ao uso do WhatsApp em sua empresa há cinco anos. Ela atua no setor de serviços da cidade de Sousa, no sertão do estado, com a oferta de cursos preparatórios para o Enem e revela que a utilização do aplicativo modificou a dinâmica da sua atividade. “É uma ferramenta prática, acessível e presente no dia a dia das famílias. Hoje, esse canal é o principal meio de comunicação do nosso negócio, pois permite conversas rápidas, envio de mensagens, materiais e informações importantes”, explica.
Ainda de acordo com a empreendedora, outro diferencial quanto ao uso do aplicativo consiste no suporte que é prestado aos alunos que estão matriculados em seus cursos. “Não é apenas um meio de tirar dúvidas, mas para realizar matrículas, dar suporte aos alunos, divulgar o que existe de novidade na empresa e manter um relacionamento mais próximo”, complementa.
Em todo o país, o WhatsApp é a forma preponderante de comunicação escolhida pelas empresas para manter o contato com seus clientes. Essa opção, segundo dados da Pesquisa Serviços divulgada pelo Sebrae, representa o percentual de 81%. Na região Nordeste, esse número corresponde a 80%.
Com atuação no mercado da cidade de Patos há mais de quatro anos, a empreendedora Samanda Xavier revela que usa o WhatsApp em suas atividades desde o surgimento do negócio. Sua empresa, Croatá, trabalha com o serviço de distribuição de água mineral. “É o nosso principal meio de comunicação e tem muita vantagem por ser instantâneo e acessível. É uma ferramenta que possui recursos de fácil manuseio, que atualiza suas funções com frequência e hoje usamos até mesmo para controlar as entregas aos clientes”, disse.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, as tecnologias têm gerado, ao longo dos últimos anos um impacto profundo e multifacetado no sucesso dos negócios. Elas influenciam desde a forma como a empresa se comunica com o seu público, assim como pode estabelecer suas estratégias de venda. “O sucesso de um negócio no mundo atual depende cada vez mais da integração inteligente entre tecnologia, redes sociais e estratégia empresarial. Empresas que sabem usar dados, criar relacionamentos autênticos e inovar digitalmente têm muito mais chances de crescer e se manter relevantes, por isso o uso de aplicativos tem revolucionado a gestão e a comunicação nas empresas”, destaca.

