A Paraíba tem se destacado no cenário da criação de startups no Brasil. O estado tem 351 negócios nesse formato, conforme aponta o estudo “Sebrae Startup Report”, divulgado pelo Sebrae neste mês. Com relação à área de atuação, destacam as empresas focadas em educação, as chamadas edtechs, com 14,53% do total, seguido pelos negócios que atuam com saúde e bem-estar (11,40%) e tecnologia da informação (10,83%).
O estudo mostrou ainda que a maior parte das startups paraibanas são pequenos negócios, sendo 86,73% micro empresas e 5,69% empresas de pequeno porte. Já sobre o grau de maturidade, 46,15% das empresas estão em validação, 20,8% no estágio de ideação e 20,23% em tração. Já sobre o modelo de negócio, 41,03% são B2B, que são aquelas empresas que têm como cliente final uma outra empresa.
Para a gestora de startups do Sebrae/PB, Rafaella Catão, as empresas paraibanas têm encontrado um cenário propenso à inovação e estão criando conexões com outros mercados e investidores. Ela reforçou que a instituição tem atuado de forma estratégica, oferecendo apoio ao desenvolvimento das startups, através de diversos programas e ações.
“Nosso trabalho vai desde a formação empreendedora, com capacitações e mentorias, até a conexão com mercados e investidores, sempre buscando aproximar esses empreendedores de oportunidades reais de negócio. Também estamos presentes em sete núcleos de inovação – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Monteiro e Patos – porque acreditamos que a inovação precisa chegar a todos os territórios para gerar impacto econômico e social de forma ampla”, explicou Rafaella Catão.
A gestora ainda afirmou que há espaço para os empreendedores de startups iniciarem seus negócios em diversos setores, incluindo o agronegócio. “O desafio agora é ampliar o acesso a investimentos e acelerar a tração dessas empresas, para que cada vez mais negócios inovadores da Paraíba ganhem destaque nacional e internacional”, acrescentou.
Levantamento – O estudo, focado no Nordeste, mapeou as startups e os negócios inovadores que possuem operações na região, possibilitando uma visão abrangente do cenário de inovação e desenvolvimento sustentável. Os dados estão cadastrados na plataforma Sebrae Startups, que tem 4.661 empresas catalogadas somente da região Nordeste.
Os números do estudo refletem a diversidade e o amadurecimento dos ecossistemas locais e reforçam o papel do Sebrae na estruturação e fortalecimento de negócios inovadores por meio de programas locais e nacionais como o Startup Nordeste e o Catalisa ICT.