Com o propósito de incentivar a cultura empreendedora e executar ações com foco na interiorização do conhecimento, o Sebrae/PB e a ONG Pisada do Sertão, estão atuando de forma estratégica no desenvolvimento de projetos de fomento ao empreendedorismo, à inovação e a prática da sustentabilidade visando à criação de novas oportunidades.
Essa parceria estratégica se concentra, principalmente, na promoção de momentos de capacitação e atividades educativas com o objetivo de promover a inclusão em diferentes grupos sociais, tendo como propósito a qualificação da mão de obra como instrumento de transformação da realidade.
Conforme Ana Neiry, presidente da ONG Pisada do Sertão, essas ações são planejadas em diferentes eixos de trabalho e buscam contribuir com a mudança da qualidade de vida das comunidades do interior.
“Nossa atuação perpassa pelo atendimento e pelo desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com a prática de atividades socioeducativas e culturais como música, dança, teatro e esporte. Elas são atendidas no contraturno escolar. Com o público formado por jovens, mulheres, famílias e idosos, o trabalho consiste na área de inclusão produtiva, desenvolvendo cursos profissionais para estimular a inserção no mercado. São áreas como economia criativa, agroecologia, energias renováveis e turismo sustentável. São 20 anos de atuação e o Sebrae faz parte dessa caminhada como um dos parceiros relevantes nessa história”, explica.
No caso da parceria estabelecida entre Sebrae e ONG Pisada do Sertão, o desenvolvimento das atividades se concentram nos quatro projetos “Sertão Empreendedor”, “Rotas do Sertão”, “Sertão Território Criativo” e “Pontes da Aprendizagem”.
Neste momento, o trabalho abrange os municípios de Poço de José de Moura, Poço Dantas, Triunfo, Bernardino Batista, Joca Claudino, Cajazeiras e Sousa. “É através do empreendedorismo que a gente busca promover esse desenvolvimento econômico social e sustentável dos territórios. E acreditamos que é possível nos próximos anos criar um ecossistema ainda mais fortalecido e avançar em outros espaços do território com a expertise de instituições como o Sebrae, a própria gestão pública e outros setores da sociedade nessa missão de transformação”, complementa Ana Neiry.
Os cursos disponibilizados por meio da parceria irão tratar de temas como turismo, hospitalidade, sustentabilidade, marketing digital e valorização das identidades culturais locais.
A gestora de educação e inovação da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Sousa, Juliene Fernandes, revela que essa iniciativa colabora de forma positiva para o ambiente do ecossistema local de inovação.
“Essa parceria é um exemplo claro de como boas conexões geram resultados. Inclusive a ONG é uma instituição atuante no Hub de inovação Dino Valley, que reúne diversos atores com o propósito de transformar o contexto territorial. Por meio dessa relação de confiança e alinhamento de propósitos, conseguimos estruturar ações conjuntas que promovem o desenvolvimento social e econômico de forma inovadora e sustentável”, conclui.