ASN PB Atualização
Compartilhe

Da produção caseira à indústria: conheça a história da Doces São José, em Santa Rita

Empreendedor buscou Sebrae para inovar produtos e estratégia para ampliar o mercado consumidor
Por Katiana Ramos
ASN PB Atualização
Compartilhe

A produção de doces caseiros dos pais de Willam Wagner começou tímida, em 1989, no município de Santa Rita, zona da mata paraibana. Hoje, os doces que eram cozidos no fogão da cozinha da família são produzidos em escala industrial, atendendo o mercado da Paraíba e estados vizinhos. Foi com incentivos e orientações do Sebrae/PB que a pequena empresa Doces São José transformou sua marca em uma das mais conhecidas do mercado.

-

“Depois que conheci o Sebrae, entendi que você sozinho não vai para canto nenhum”, revela Willam Wagner,

-

Ele hoje está na direção da Doces São José levando adiante o legado do pai, que iniciou a ideia. Funcionando no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, nos últimos cinco anos a indústria tem ampliado a produção, investindo em equipamentos modernos e inovando os produtos.

-

Willam conta que buscou o Sebrae/PB para ter orientações sobre como poderia diferenciar a marca da empresa e inovar. Para isso, ele recebeu consultorias especializadas, ajustando a comunicação da marca, a embalagem e buscando novos sabores. Dessa forma, o produto, que já era conhecido pela população paraibana, sobretudo na região do litoral, ganhou novos rumos, partindo para o mercado regional e levando sabores diferenciados para os clientes.

Doces São José (Foto: arquivo pessoal)

Todo esse investimento elevou a produtividade e evolução do produto. “Entendi que a gente precisa da ajuda dos outros programas para abrir a nossa mente. Hoje, tenho ideia de onde posso chegar. Quero que o Brasil conheça a nossa marca”, comenta o empreendedor.

O analista de projetos do Sebrae/PB, Diogo Freitas, explicou que é feita uma análise da situação da empresa a ser atendida para saber as necessidades, pontos fortes e oportunidades. “Por meio de capacitações, consultorias e acesso a informações, o Sebrae auxilia empresários a melhorar seus processos, ampliar suas habilidades de gestão e explorar oportunidades de financiamento. Esse apoio é essencial para que os empreendedores possam enfrentar os desafios do mercado com mais confiança e eficácia”, disse Diogo Freitas.

Para Diogo Freitas, os resultados positivos alcançados pela empresa de Willam exemplificam a importância do apoio aos pequenos negócios não só para fortalecer a empresa, mas também a economia local. “A atuação do Sebrae é vital para o desenvolvimento econômico da Paraíba, pois ajuda a fortalecer negócios locais que, por sua vez, são valiosos para a criação de empregos e o crescimento das comunidades. Negócios como a Doces São José são prova de que, com dedicação e o apoio certo, é possível transformar desafios em oportunidades”, destacou.

-

Reconhecimento

A jornada empreendedora de Willam Wagner, assim como a de outros empresários de pequenos negócios na Paraíba, é o tema da campanha institucional “Sebrae: feito por quem faz acontecer”, criada pelo Sebrae/PB para homenagear o potencial, a força e a resiliência das micro e pequenas empresas do estado. Para conhecer outras histórias inspiradoras de empreendedores paraibanos que estão alavancando seus negócios com as soluções do Sebrae, acesse o site.

-

-

-

-

  • Case de sucesso
  • Sebrae: feito por quem faz acontecer