Cidades do brejo e cariri paraibanos receberão visita técnica, nos próximos dias 13 e 14, de secretários, representantes do terceiro setor e prefeitos dos municípios do território Serras do Brejo, do Rio Grande do Norte, e gestores do Sebrae/RN. Os projetos turísticos da comunidade Chã de Jardim e o Engenho Triunfo, na cidade de Areia, e o potencial turístico cinematográfico e coureiro da comunidade da Ribeira do município de Cabaceiras serão vistos como experiências exitosas de desenvolvimento realizado pelo Sebrae/PB.

A visita à Paraíba acontece por meio da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UDTP) do Sebrae dos dois estados para ver as experiências nos territórios do cariri e do brejo, segundo a analista técnica do Sebrae/PB em João Pessoa, Nelijane Ricarte. “Os líderes do Rio Grande do Norte vêm ver as experiências relacionadas aos territórios, os trabalhos de desenvolvimento que estão acontecendo aqui e vivenciar esse processo para trocar conhecimentos”, explicou Nelijane.
O grupo é formado por gestores do Sebrae/RN que chegam para conhecer como essas duas cidades se tornaram tão conhecidas nacionalmente por meio do turismo rural e de experiência. No município de Areia, o grupo conhecerá a comunidade Chã de Jardim, o projeto do restaurante Vó Maria, bem como a cooperada Luciana Balbino. Outro local do brejo que será visitado é a Regional de Desenvolvimento do Turismo, com o Engenho Triunfo, da empreendedora Maria Júlia.
Já na cidade de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, toda a experiência com o turismo será apresentada. Outro ponto da cidade é a cadeia produtiva do couro, onde o processo da Ribeira será explorado. “São essas experiências de desenvolvimento das associações, da própria cooperativa Arteza, que serão vivenciadas. Essas experiências na Paraíba, para os visitantes, são proveitosas para que algo surja ou melhore no território deles”, concluiu.