A Paraíba tem uma taxa de 7,6% dos empreendedores com 60 anos ou mais, os chamados sêniores, de acordo com o levantamento do Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o país, são mais de 4 milhões de pessoas nessa faixa etária (13,5%), donas do próprio negócio.
Se comparada às outras regiões, o Nordeste é a que possui a menor taxa de empreendedorismo entre sêniores (10,2%). No entanto, a participação dessa parcela da população nos pequenos negócios é significativa para a economia local, sendo os setores de serviço e comércio os que mais atraem os idosos para abrir o próprio negócio, conforme a pesquisa. O estudo também apontou a renda média dos empresários seniores que chega a R$ 3.347 – valor aproximadamente 4,3% maior do que o rendimento do total de donos de negócios no país (R$ 3.209).
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito, a pesquisa mostra o resultado das mudanças no perfil populacional. O brasileiro está vivendo mais e, por que não, decidindo continuar ativo no mercado, seja trabalhando para terceiros ou abrindo uma pequena empresa.
“Os empreendedores dessa categoria usam todo o conhecimento adquirido com o passar dos anos e empregam na gestão de uma nova empresa. Juntando a vontade de seguir progredindo com a necessidade de se manter em atividade, temos uma combinação com grandes chances de dar certo no mundo dos negócios”, destaca a analista técnica Rosário Brito.
Além disso, segundo ela, esses empreendedores também podem ter um negócio a partir de experiências próprias, na sua vivência pessoal, para atender o público idoso. “Se ele resolver empreender para os prateados (público 60+) poderá ser vantajoso. Pela empatia que terá com esse público, irá desenvolver estratégias para aprimorar os serviços, e pela relevância de conhecer as necessidades desses clientes que muitas vezes são extremamente exigentes”, acrescentou a analista.
Perfil dos sêniores – Conforme o estudo do Sebrae com base na PNAD Contínua, o público empreendedor sênior é formado, majoritariamente, por homens (71,3%) e brancos (mais da metade). Além disso, quase 70% deles estão no Sudeste (48,5%) e Nordeste (21,4%) do país. Apesar disso, o Norte é a região do Brasil que tem a maior taxa de empreendedorismo entre os Sêniores (13,8%).
O mapeamento do Sebrae também aponta que 85% dos seniores donos de pequenos negócios empreendem por conta própria e 15% são empregadores. Os empreendedores com 60 anos ou mais estão distribuídos, principalmente, nos setores de Serviços (36,4%) e Comércio (21,9%).
Confira dicas do Sebrae para empreender após os 60:
– Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso de um empreendimento. Consulte especialistas para o amadurecimento de uma ideia e sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.
– Invista em capacitação: conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. É importante conhecer o mercado que irá atuar, fazendo cursos, participando de seminários, feiras e exposições. Especialize-se na área de interesse do negócio.
– Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a empresa sustentável.
– Dedique-se: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.