Proporcionar ao turista uma verdadeira imersão na diversidade da cultura dos indígenas, quilombolas e produtores rurais localizados nos municípios de Conde, Pitimbu e Caaporã, no litoral sul paraibano. Este é o objetivo do roteiro Raízes da Cultura, novo atrativo criado pelos integrantes do Fórum de Turismo Costa das Falésias, com apoio do Sebrae/PB.
Através desse roteiro, quem visitar a região vai vivenciar um pouco da cultura das comunidades tradicionais, experimentando a culinária local, além do artesanato, dança e música que fazem parte da história dos indígenas e quilombolas que moram na região. Além disso, os turistas poderão ainda visitar os mirantes, participar de trilhas e passeios à beira-mar no trecho que compõem o roteiro.
Para apresentar o novo destino aos turistas paraibanos e pessoas que visitam o estado foi organizado um Famtour, nos dias 25 e 26 deste mês, com representantes de 13 agências de viagem. De acordo com o consultor do Sebrae/PB, Danylo Aguiar, a ideia é que as agências inovem as visitas na região do litoral sul, fazendo com que os turistas aproveitem não somente as praias e belezas naturais, mas também conheçam a riqueza das comunidades rurais que habitam a região. “O turista vai vivenciar o artesanato, cultura, gastronomia, dança e música. Além disso, ainda temos os restaurantes rurais e uma cachaçaria regional. O diferencial desse roteiro é justamente unir as atividades de praia e área rural”, comentou o consultor.
Com essa proposta de roteiro, os empreendedores da região vão ampliar o mercado consumidor e reforçar a renda. “Esse roteiro vai favorecer a visita do turista que já conhece a região e também dos novos visitantes”, acrescentou Danylo Aguiar.
Além do roteiro Raízes da Cultura, o Fórum de Turismo Costa das Falésias está ainda atuando na organização dos empreendedores locais, juntamente com o Sebrae/PB, para desenvolver ainda mais o turismo no litoral sul paraibano. Ao todo, a entidade é composta por 60 empreendimentos, além de representantes de instituições públicas e privadas.