ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae leva empreendedores para o Encontro Nordestino do Leite no Maranhão e produtos paraibanos são premiados no evento

A caravana contou com 18 componentes entre produtores rurais, consultores e técnicos
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PB realizou uma caravana empresarial para o XVIII Encontro Nordestino do Leite (Enel), na cidade de São Luis, no Maranhão. O evento, que ocorreu até a quarta-feira (4), visa aproximar os diversos elos da cadeia produtiva do leite no Nordeste com a troca de informações, disseminação de tecnologias e apresentação e discussão sobre novos negócios, mercado de leite e políticas públicas para essa atividade. Ao todo, 18 componentes participaram da agenda entre produtores rurais, consultores e técnicos. Produtos paraibanos foram premiados no concurso realizado durante o evento.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco, o Enel é uma oportunidade que o empreendedor tem de exposição e venda de seu produto. Ele explica que a caravana é uma ação de todas as agências do Nordeste, em que cada estado se compromete a contribuir com um valor para levar esses empreendedores ao evento.

“O papel do Sebrae é estimular o setor do leite a mostrar seus produtos e participar do concurso de produtos lácteos. Isso motiva os produtores a levarem seus produtos e quem sabe saírem premiados com medalhas de bronze, prata ou ouro”, pontuou.

A produtora de queijo de cabra de Sumé, Auricélia Araujo, foi umas das integrantes da caravana e ficou feliz em ter participado do evento. “O evento estava muito bem organizado. Foi muito bom participar, pois vendi todos os produtos que trouxe da Paraíba. Participei também do concurso de queijos”, contou.

Já o representante do Queijo da Coruja, Pedro Pedrosa, destacou o networking que fez durante o evento. “A ação do Sebrae em realizar a caravana foi ótima. Participar do Enel foi bem proveitoso, pois fizemos contato com possíveis clientes como donos de empório, supermercados, padaria. As palestras também foram muito enriquecedoras”, comentou.

João Bosco lembra que a caravana não é a única ação realizada pelo Sebrae/PB. Ele reforça que esses produtores são atendidos durante todo o ano com consultorias diversas, participação em oficinas, palestras e nos eventos regionais como as feiras agropecuárias.

Premiação

Produtos paraibanos foram premiados no concurso realizado durante o XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados. Foram 12 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze. Os laticínios premiados foram: Agubel, de Sumé; Coruja, de Barra de São Miguel; Rafael, de Soledade; Capribov, de Cabaceiras; Nutrilé, de Casserengue; e Ilpla, de Belém.

João Bosco destacou que, o evento também realizou uma seleção dos queijos que conquistaram a medalha de ouro, premiando dois queijistas paraibanos. Os dois laticínios premiados foram Agubel de Sumé e Rafael de Soledade.