Um grupo formado por 20 mulheres está sendo contemplado na cidade de São José de Piranhas, no alto sertão paraibano, pelo desenvolvimento de várias oficinas com foco na gestão de negócios. A ação, que é promovida pelo Sebrae/PB, em parceria com o Senac/PB e Prefeitura Municipal, acontece através do programa “Beleza Empreendedora”, cuja finalidade é estimular o processo de qualificação profissional e incentivar o empreendedorismo feminino no interior do estado.
Com carga horária de 100 horas, o processo de capacitação está dividido na execução de cinco oficinas, sendo todas consideradas como essenciais para o desenvolvimento de uma boa prática de gestão, sendo: MEI e empreendedorismo; atendimento ao cliente; marketing digital e vendas; gestão financeira; e biossegurança. O início das atividades ocorreu nessa segunda-feira (8) e segue até a sexta-feira (12), com ações no centro administrativo de São José de Piranhas, das 13h às 17h.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Cajazeiras, Talles Vasconcelos, a ação promovida pela instituição e outros parceiros é uma oportunidade de estimular o surgimento de novos negócios para impulsionar o crescimento da economia regional, assim como empoderar o grupo de mulheres através do empreendedorismo. “O Sebrae realiza essa ação por acreditar que o empreendedorismo é um instrumento de transformação econômica e social. Com essa iniciativa, as mulheres terão acesso a informações importantes de como abrir e gerir o próprio negócio, além de entender como ocorre o processo de competitividade no mercado”, explicou.
As oficinas, voltadas especificamente para mulheres e beneficiárias de programas sociais, estão inclusas na trilha “Pelos e Sobrancelhas” e envolvem várias ações. Nesta primeira etapa, a iniciativa tem como objetivo trabalhar o conhecimento sobre gestão, e a partir da próxima semana, o Senac/PB será responsável pela oferta de cursos técnicos com orientações abordando os procedimentos de design de sobrancelhas e depilação.