Promover uma jornada de novos conhecimentos e inovação, com foco em negócios que já possuem maior tempo de atividade empresarial, de modo a estimular a adoção de novas práticas que contribuam para a longevidade e a sustentabilidade desses negócios no mercado. Essa é a proposta do ‘In_Barca’, novo programa desenvolvido pelo Sebrae/PB, que vai trabalhar com microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) conhecimentos e conceitos relacionados à inovação que são frequentemente utilizados no universo das startups.
De acordo com a metodologia do programa, o In_Barca contará com oito semanas de programação, presencial e online, incluindo atividades individuais e coletivas. O objetivo é que, a partir de desafios reais, os participantes possam trocar ideias e experiências práticas, estimulando a capacidade de implementar soluções inovadoras em seus produtos, serviços ou processos.
Entre os temas que serão abordados durante a jornada de capacitação, estão: planejamento estratégico; exploração de oportunidades; identificação e definição de soluções; modelagem de negócio; mapeamento de concorrência e diferencial competitivo; estratégias de comunicação e vendas; aperfeiçoamento de projetos; e estabelecimento de marcos e métricas.
Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, as inscrições para o In_Barca já estão abertas, por meio do link https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/203310919-programa-jornada-de-inovacao-para-micro-e-pequenas-empresas-in-barca, e com preferência para empresas que possuam mais de dois anos de atividade no mercado.
“A velocidade das transformações exige uma nova postura por parte dos empreendedores e proprietários de micro e pequenas empresas, especialmente daquelas que são mais maduras e já têm mais tempo de mercado. Isso ocorre porque elas precisam exercitar a capacidade de adaptação aos novos desafios, reaprender conceitos e conhecer novas ferramentas que possam auxiliar essas empresas a continuarem competitivas e capazes de dar respostas para os seus clientes no mercado em que atuam”, explicou Câmara.
Ainda conforme a analista, a jornada proposta pelo In_Barca vai possibilitar que os conhecimentos adquiridos possam ser colocados em prática ainda durante o ciclo de atividades do programa. “A jornada é uma possibilidade para que os empresários possam, de forma gradativa e dentro da sua rotina, implementar práticas de inovação na empresa, terem o acompanhamento de especialistas em inovação e assim possam, de fato, concluir a capacitação com um projeto prático de desenvolvimento de um novo serviço, produto ou de remodelagem do seu processo produtivo”, concluiu Renata Câmara.