Foi no ambiente de laboratório e trabalhando em procedimentos de montagem de óculos que o empresário Fernando Jorge Guimarães de Lima, de 35 anos, enxergou a possibilidade de montar o seu próprio negócio. Ele usou de sua experiência ao longo de quatro anos como funcionário e depois decidiu investir no setor óptico criando a sua própria empresa, Guimarães Óticas, que é atendida pelo Sebrae/PB e conta atualmente com unidades em cidades do interior nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
“Minha história começou no laboratório e depois foi ganhando outra direção a partir da realização de cursos técnicos que busquei para aperfeiçoar minhas habilidades. Foi nesse período que encontrei o Empretec e consegui ter a certeza de seguir uma carreira empresarial. Até então, existiam muitas dúvidas, porque ninguém da minha família tinha uma história de investimento envolvendo alguma atividade comercial”, lembra o empresário.
O investimento para abertura da primeira loja aconteceu no ano de 2013, na cidade de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, e seis meses depois, aconteceu o lançamento da segunda unidade da ótica no município de Patos, no sertão paraibano. “O início de tudo foi difícil, muitas pessoas próximas não entendiam essa decisão, alguns desestimularam por causa do risco de empreender, mas era compreensível para mim, porque eles não tiveram o acesso ao conhecimento que tive. Hoje, essa realidade é outra. O Empretec me ajudou muito e desmistificou também aquela lógica de que só é empresário quem é herdeiro ou deu certo no mercado porque teve sorte”, comentou Fernando Jorge Guimarães de Lima.
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo. Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil a sua aplicação é ofertada exclusivamente pelo Sebrae. Muito mais do que um estudo de técnicas para empreender, a experiência permite o desenvolvimento de habilidades comportamentais para auxiliar o público na identificação de novas oportunidades.
“Estatísticas do próprio programa e depoimentos de empresários apontam que a aplicação prática dos comportamentos empreendedores gera resultados significativos na gestão dos negócios de quem participa da experiência. É uma oportunidade de crescimento”, destaca Niviane Maria, gestora estadual do Empretec.
Entre as dez habilidades desenvolvidas pela metodologia, destacam-se: a busca de oportunidade e iniciativa; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.
Oportunidade
Neste mês de maio, o Sebrae vai realizar o Empretec em três cidades da Paraíba. Durante o período de 13 a 18, o seminário será aplicado na cidade de Campina Grande. Já nos municípios de Monteiro e Patos, as atividades irão ocorrer entre os dias 20 e 25. Podem participar do seminário pessoas com interesse em empreender ou quem já possui empresa no mercado e busca o aperfeiçoamento profissional com foco no crescimento.
Para o mês de junho, o seminário está programado para acontecer em Guarabira, no agreste paraibano, durante o período de 3 a 8. Para ter acesso a experiência, os interessados devem comparecer presencialmente em uma das agências do Sebrae/PB, onde existe a oferta do Empretec e informar o interesse de participação.
Para verificar outras informações sobre o Empretec, os interessados podem acessar o endereço eletrônico https://cloud.divulga.sebraepb.com.br/empretecpb, ou realizar contato através dos serviços da Central de Relacionamento e do WhatsApp do Sebrae/PB, ambos com número 0800 570 0800.