ASN PB Atualização
Compartilhe

Em Cajazeiras: Sebrae realiza lançamento da Agenda Líder Alto Sertão Paraibano 2033

Elaborada de forma cooperada, iniciativa destaca estratégias para fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região e impulsionar novas oportunidades no território
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Incentivar o desenvolvimento sustentável e transformar o alto sertão paraibano em um ambiente promissor, a partir da potencialização das suas vocações e soluções inovadoras que aliem desenvolvimento social, econômico e sustentabilidade ambiental. Essa é a proposta da Agenda Líder Alto Sertão Paraibano 2033, lançada pelo Movimento Sertanejo Líder (MOVI) e Sebrae/PB, nesta terça-feira (30), na cidade de Cajazeiras.

Projetada a partir da sensibilização e mobilização de lideranças da região, a partir da aplicação de uma metodologia disponibilizada pelo Sebrae, a agenda tem o objetivo de apresentar soluções, propor iniciativas de fomento à economia e gerar o desenvolvimento do empreendedorismo de forma sustentável.

Ao enfatizar o trabalho coletivo de construção da agenda, o superintendente do Sebrae/PB disse que a proposta precisa ser abraçada pela sociedade da região. “A gente tem como objetivo conquistar tudo aquilo que está inserido na agenda, mas é preciso que outros se emanem na mesma direção. O grupo que esteve aqui não será o fazedor de milagre sozinho, ele foi o indutor porque teve a coragem de participar no período de um ano das ações para construir essas ideias e esse é o grande exercício de cidadania, considerando que esse trabalho é pensado para o futuro das próximas gerações”, pontuou Luiz Alberto Amorim.

Para que a construção da agenda fosse consolidada, o Sebrae/PB promoveu, ao longo de 2023, oito encontros com capacitações e a participação de atores dos quinze municípios que compõem a região metropolitana de Cajazeiras. Com base no estudo de indicadores e com a realização de um amplo debate envolvendo os líderes do grupo foram delineados três eixos estratégicos de atuação. São eles: inovação e tecnologia, negócios, que se desmembra em indústria, inclusão produtiva e turismo e agronegócios, tendo a sustentabilidade ambiental e a educação como eixos transversais.

“Essa região tem um potencial de prosperidade muito grande e não basta apenas descobrir isso, é preciso seguir os objetivos, traçar caminhos em uma mesma direção e se organizar para alcançar tudo o que se busca. O Sebrae, na parte que nos cabe, tem muita aderência com essa agenda porque o nosso planejamento estratégico também foi algo feito dessa mesma forma consultando e ouvindo os setores” concluiu o superintendente do Sebrae/PB.

Por sua vez, o vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos Antônio, representou o gestor da cidade José Aldemir no evento. Ele comentou a importância da mobilização envolvendo todos os setores da região e classificou como uma oportunidade de transformação a iniciativa do Sebrae. “Essa iniciativa traz esperança para nossa região do alto sertão paraibano e o Sebrae merece esse reconhecimento por envolver todos os representantes dos quinze municípios da área de Cajazeiras, empresários e demais autoridades”, comentou.

Além de destacar ações prioritárias, considerando o desenvolvimento da região numa perspectiva de crescimento para os próximos dez anos, a agenda estabelece um plano de ação inspirado na governança regional e colaborativa. Também foi apresentado ao público as ações que serão implementadas para o alcance dos objetivos e das metas, considerando o propósito da integração da região para o fortalecimento de suas potencialidades.

Os macros-objetivos, inseridos na agenda, se destacam através de ações como: a promoção da industrialização inclusiva e sustentável da região, atuação sistemática no processo de inclusão social a partir da empregabilidade, desenvolvimento de um ecossistema regional de inovação e empreendedorismo, além da potencialização das atividades agrícola e pecuária no perímetro irrigado pelas águas do Rio São Francisco, e fortalecimento da vocação educacional envolvendo projetos com foco na educação empreendedora, entre outros pontos.

O evento, que aconteceu no auditório do SEST/SENAT, contou com a presença do superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, o gerente da agência regional da instituição na cidade, Talles Vasconcelos, representantes de municípios da região, classe empresarial, sociedade civil organizada e lideranças do setor público e do terceiro setor.