Considerada como uma das maiores competições do país com foco no envolvimento da educação, empreendedorismo e inovação, a 2ª edição do Desafio Liga Jovem está com inscrições abertas. A iniciativa, que é realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, consiste na oportunidade de formação de equipes de estudantes de todo o país, com o propósito de apresentar soluções para suas escolas ou comunidades, a partir do uso da tecnologia.
Podem participar da competição estudantes de escolas com matrículas no ensino fundamental séries finais, ensino médio, profissionalizante técnico, superior graduação ou tecnólogo. O processo de inscrição é feito por meio do endereço eletrônico https://inscricao.desafioligajovem.com.br/, e acontece entre os meses de março e junho.Não é cobrado nenhum valor para participação.
Conforme a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, o Desafio Liga Jovem tem como missão fomentar a cultura empreendedora e possibilitar o desenvolvimento de ideias inovadoras no ambiente da educação.
“Os estudantes participam da resolução de problemas reais e têm acesso a várias capacitações para buscar soluções. Existe também a participação em jogos e o desenvolvimento das etapas com a classificação das equipes de acordo com o resultado de cada seleção. É uma experiência de crescimento e que possibilita o desenvolvimento da aprendizagem com o foco na inovação”, disse.
Além da oportunidade de desenvolvimento de suas competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os vencedores em cada categoria serão contemplados com a entrega de premiações, considerando a classificação nas etapas estadual, regional e nacional. Todos os participantes também possuem direito à certificação após a conclusão do processo.
A competição, que acontece ao longo de todo o ano, envolve atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. A construção das soluções envolve ainda o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.