Frequentemente associado, e até reduzido, a um conjunto de ações que é usado para aumentar a venda de produtos ou serviços, o marketing e suas estratégias vão muito além dessa finalidade, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com o consumidor. Se utilizado da forma adequada, como enfatiza o Sebrae/PB, ele não só impacta positivamente as vendas, como também contribui para a fidelização do cliente e a construção de uma sólida reputação no mercado.
É o que explica o gerente de relacionamento digital da instituição, João Jardelino, ao destacar que o primeiro passo para quem deseja utilizar o marketing com essa finalidade é conhecer bem o perfil do consumidor. “Para que os pequenos negócios possam se aproximar dos clientes, e assim manter um relacionamento sólido, é preciso conhecer bem o seu público-alvo, entender quem são seus clientes e o que eles valorizam”, pontuou.
Ainda conforme o gerente, uma boa estratégia para conhecer bem o público é investir na presença online e, consequentemente, na construção de um relacionamento através dos canais digitais. “É importante que essa presença online tenha consistência, seja através de um site profissional e atualizado, ou por meio de perfis ativos nas redes sociais, que precisam ser relevantes para o seu público. Isso permite que os clientes, novos ou não, encontrem facilmente informações sobre o seu negócio e assim interajam com a empresa”, orienta João Jardelino.
Outro ponto importante relacionado com a presença digital é que a empresa precisa usar os canais disponíveis com uma estratégia bem definida, de modo a conseguir atender as necessidades do consumidor, como responder rapidamente mensagens e demandas, e também para oferecer conteúdo de valor ao público. “É interessante ofertar esse conteúdo útil e de valor, que pode incluir dicas relacionadas com seu produto ou serviço, tutoriais e histórias inspiradoras”, explicou o gerente.
Quando o assunto é marketing, também é preciso deixar claro que existem outras ferramentas e estratégias que vão além do meio digital. “Existe também o boca a boca, que é algo muito utilizado e até hoje eficiente, sendo uma das formas mais poderosas do marketing, que consiste em incentivar os clientes a recomendarem seus negócios para amigos e familiares, oferecendo a eles recompensas como descontos e brindes especiais. Existem ainda os programas de fidelidade, que incentivam a repetição de compra e fortalecem o relacionamento com o cliente”, recordou Jardelino.
Por fim, o gerente do Sebrae/PB lembra aos empreendedores que, independentemente da estratégia de marketing a ser adotada, uma regra é fundamental: ter autenticidade. “O importante é que a comunicação e o marketing sejam sempre autênticos e transparentes, porque os clientes valorizam isso, ou seja, busque ser honesto em suas comunicações e esteja sempre aberto para feedbacks e críticas construtivas”, arrematou João Jardelino.