Atrair e conquistar clientes. Esse é o desafio comum para quem atua no ambiente de negócios e busca o crescimento empresarial. No mercado da beleza, as empresas, além de atrair, precisam criar estratégias e contar com a oferta de serviços diversos de acordo com a demanda do público. O atendimento personalizado é uma dessas alternativas e foi a principal necessidade identificada pela estilista de cabelos, Elisângela Oliveira, para fidelizar clientes em seu negócio.
Ela atua como profissional no mercado da beleza há 19 anos, na cidade de Patos, no sertão paraibano, e destaca que o atendimento com horário agendado mudou não somente a rotina da empresa, possibilitando ainda uma melhor organização. “Horário agendado e direcionado de acordo com os tipos de procedimentos e cabelos. O atendimento personalizado começou com essas ações e depois ganhou outras estratégias como a gravação de vídeos e registro de imagens para explicar as técnicas utilizadas e os resultados. Isso gerou mais confiança na relação e fez o cliente se sentir mais confortável”, disse.
Nesta sexta-feira (19) se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Beleza. Segundo dados do “Boletim técnico segmento de beleza da Paraíba” produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB, 18.333 empresas estão ativas no território estadual neste setor. Desse total, 10.320 são negócios identificados como salões de beleza.
Inserido neste contexto do mercado, o salão de Elisângela Oliveira conta com serviços como cortes femininos e masculinos, escovas, penteados, tratamento de coloração, mechas, maquiagem, sobrancelhas, hidratação, reconstrução, entre outros. “Escolhi essa profissão, porque costumava levar o meu filho ao salão e ficava observando. Fiquei curiosa e comecei a cortar o cabelo dos familiares até perceber que existia habilidade. Procurei uma qualificação e hoje tenho o meu próprio negócio”, destacou.
Conforme a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania, o segmento da beleza se destaca pela capacidade de transformação dos negócios e o constante crescimento diante da necessidade do público. “Esse setor é o que mais cresce no Brasil. Tem um cenário diversificado e inovador, com uma grande oferta de produtos e serviços e que tem buscado se capacitar e buscar novas técnicas a cada período”, comentou.
Ainda de acordo com Anna Stefania, o Sebrae acompanha as ações do segmento e tem incentivado o processo de formalização, bem como proporcionado oportunidades de capacitação para quem pretende empreender na área. “O Sebrae tem acompanhado e incentivado o setor da beleza, realizando feiras, missões, caravanas, capacitações, como também consultorias na área de marketing, gestão entre outras. Pois, entendemos a importância desse mercado, principalmente pelo destaque no crescimento e consequentemente na geração de emprego e renda”, concluiu.