ASN PB Atualização
Compartilhe

Impulsiona Marceneiro: programa do Sebrae estimula empreendedores a melhorar produção e expandir negócios

Programa oferece uma verdadeira jornada de gestão empresarial identificando dificuldades das empresas e oportunidades para crescimento
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Ter uma visão de negócio, sabendo que é possível ir mais longe e crescer com qualidade. Estas foram algumas das descobertas e aprendizados dos empreendedores que estão participando do programa Impulsiona Marceneiro, realizado pelo Sebrae em João Pessoa e em Campina Grande em parceria com a Leo Madeiras. A iniciativa é pioneira na instituição e tem possibilidades de ser replicada em outros estados.

No Impulsiona Marceneiro os empreendedores aprendem desde o planejamento da produção, a escolha e organização dos materiais, formalização e gestão do negócio e ainda noções de marketing. Para Julyanne Vitorino, que é marceneira com orgulho, participar do programa está sendo um divisor de águas na empresa.

Formada em designer de interiores, ela sempre gostou de “botar a mão na massa” e abriu a empresa em 2017. Mas, meio que no impulso, e sem muito planejamento. O negócio foi encerrado e reaberto pela segunda vez, antes da pandemia. E, após uma nova pausa para cuidar do filho, ela reabriu a empresa em 2022. Agora, segundo conta, é só crescer e ampliar a atuação. “Depois da maternidade fiquei insegura de voltar com a marcenaria. Mas, sempre confiante que iria dar certo. Quando decidi voltar desta terceira vez tinha que ser com o pé direito e me organizar melhor”, lembrou.

Após pesquisar cursos e capacitações na área, Julyanne Vitorino encontrou o programa do Sebrae e já começou a aplicar o conhecimento no dia a dia do trabalho. “Na consultoria, desde a primeira palestra, eu pude perceber o diferencial que seria na minha vida. “Todo consultor que a gente vai passando, mostra a importância que tem a empresa. Vou sair uma pessoa bem mais madura profissionalmente, com colegas de profissão, com mais foco”, frisou a empreendedora, que já pensa em expandir a produção.

Em Campina Grande, o casal Anne Marques e Carlos Filho também estão empolgados com os conhecimentos adquiridos nas consultorias do programa do Sebrae. A empresa do casal tem oito anos de criação, mas ainda faltavam alguns ajustes para crescer, como fazer conexões com outros empresários, trocar experiências e alcançar novos clientes. “Cada módulo contribui para nossa empresa de maneira positiva. Uma das coisas que mais gostamos é a oportunidade do networking, que através dessa parceria do Sebrae com a Leo Madeiras conseguiu nos proporcionar”, comentou Anne Marques.

O programa – O Impulsiona Marceneiro começou em julho deste ano, ofertando diversos módulos aos participantes, como planejamento e indicadores de resultado; precificação e custos; gestão de fluxo de caixa; marketing digital; estratégia de vendas; programação e controle da produção; controle da qualidade; regime tributário; além de acesso a mercado. A duração de todo o programa é de quatro meses, com carga horária de 50 horas. Ao final, os empreendedores passam ainda por consultorias individuais e visitas nas suas oficinas e empreendimentos.

Responsável pelo acompanhamento da turma em João Pessoa, a analista técnica Gorete Cirino explicou que a iniciativa tem por objetivo contemplar a gestão empresarial como um todo para esse nicho de empreendedores, focando em suas necessidades e capacidades de crescimento. “Por meio das consultorias, fizemos o diagnóstico financeiro, análise tributária, ações para o desenvolvimento da área comercial da empresa com o objetivo de gerar mais vendas e a construção de uma rede de relacionamento com os clientes. Além disso, focamos também na avaliação do ambiente produtivo e teremos uma rodada de acesso a crédito e mercado, possibilitando sanear a empresa, investimento em equipamentos e fluxo de caixa”, destacou a analista.