Uma experiência diferenciada, que possibilitou um estudo de estratégias e análise do mercado varejista. Foi assim o Inova Varejo Day Sousa, evento realizado pelo Sebrae/PB neste sábado (23), na cidade de Sousa, na região do Sertão do estado.
A programação, que chegou esse ano a sua segunda edição, aconteceu no Espaço Casé e iniciou com apresentação do painel “Tecnologia e Marketing como meios de Inovação” com a participação de Hankel Marcio e Dióh Ferreira. Em seguida, o empreendedor e mentor de negócios, que liderou a operação que projetou o aplicativo Magalu como o principal case de digitalização de pequenos negócios no país, Ricardo Rocha, palestrou ao público destacando a importância do processo de inovação para o crescimento das empresas.
“A tecnologia, assim como o uso do celular faz parte da dinâmica do próprio ambiente negócios e está inserida em diversos processos como redução de custo, atendimento ao cliente, economia de esforço, planejamento e expansão da demanda. São impactos que contemplam também o cliente e colaboram para o crescimento empresarial”, comentou.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, um dos objetivos do evento foi proporcionar o debate empresarial com foco na construção de soluções no ambiente de negócios do varejo. “O balanço final que fazemos é bastante positivo, porque tivemos a oportunidade de ver um ambiente voltado para inovação e para o empreendedorismo em uma de suas melhores versões, que trata-se dessa busca pelo conhecimento, interagir e se inspirar com as melhores práticas. Os palestrantes e painelistas colaboraram com esse propósito e os participantes tiveram a chance de ter essa visão de como buscar o crescimento de seus negócios”, destacou.
Na sequência, o painel “O impacto da inovação no sucesso dos negócios” foi apresentado pelos empreendedores Luiz Henrique, Maria Tereza e Izis Madruga. O encerramento do evento aconteceu com a palestra do empreendedor e jornalista, Ivan Moré, que ocupou posições de destaque na Rede Globo, e conversou com o público sobre o tema “Desobediência produtiva”.
“O conceito de desobediência produtiva nada mais é do que fazer com que as pessoas entreguem mais do que o esperado, que elas quebrem alguns protocolos e entreguem mais usando a intuição, a confiança e a coragem. O objetivo desse trabalho é impactar empreendedores que querem entregar resultados diferentes. Fico feliz por participar desse momento aqui no interior da Paraíba. O nosso trabalho é também pulverizar esse conhecimento”, disse Ivan Moré.
Por sua vez, o presidente do Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Sousa (Sindiempresas), César Martins, enfatizou o momento promovido pelo Sebrae/PB como uma oportunidade de crescimento para classe empresarial. Segundo ele, o Inova Varejo Day tem uma contribuição importante para o fortalecimento do mercado, assim como para o surgimento de ideias voltadas ao empreendedorismo.
Além de empresários e profissionais que atuam no mercado varejista, o evento teve a presença do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Sousa, Francisco Rodrigues, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sousa (ACES), Ranieri Resende.
A programação do Inova Varejo Day Sousa também teve espaço reservado para divulgação Ecossistema de Inovação Dino Valley, projeto trabalhado pelo Sebrae/PB e que busca o desenvolvimento de iniciativas estratégicas em fomento à inovação e fortalecimento dos pequenos negócios.