ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae e parceiros promovem capacitação com motofretistas em Cajazeiras 

Iniciativa acontece através do Programa Condutor Empreendedor 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Estimular o empreendedorismo e garantir o processo de capacitação voltado aos profissionais motofretistas com atuação na cidade de Cajazeiras, na região do alto sertão do estado. Esses são alguns dos objetivos do Programa Condutor Empreendedor, iniciativa promovida pelo Sebrae/PB, SEST/SENAT, Secretaria Municipal de Trânsito e Ifood. A formação é uma ação que faz parte do desenvolvimento de uma trilha de aprendizagem, cuja finalidade é compartilhar conhecimento e experiências de sucesso voltadas ao mercado de transporte.

Nesta etapa, a capacitação contempla 25 motofretistas, conforme explica o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Cajazeiras, Talles Vasconcelos. “Esse processo de formação teve início no último dia 24 de julho e segue acontecendo até o próximo dia 11 de agosto.  É uma capacitação que envolve processos técnico e gerencial desses profissionais que atuam com o serviço de delivery e que também são vinculados com a empresa Ifood. Esse programa tem uma grande relevância para o interior do estado, principalmente pelo crescimento da atividade do delivery depois do período da pandemia”, disse.

De acordo com o gerente operacional do SEST/SENAT, Marcelo Virgulino Leite, além do aspecto voltado à formação profissional, o programa busca apresentar soluções considerando a realidade local. “Além de ajudar na moralização do trânsito, através de várias soluções voltadas para a segurança, conseguimos ajudar também uma enorme gama de profissionais da área de transportes a terem um foco maior na qualidade dos serviços prestados à sociedade, e consequentemente, melhorando os ganhos, garantindo a evolução da categoria”, comentou.

Dentre os pontos que são abordados no desenvolvimento da capacitação da trilha de aprendizagem destacam-se os processos de planejamento no transporte, gestão de pneus, legislação de trânsito, saúde e segurança no trabalho, direção defensiva, gestão financeira, marketing digital, responsabilidade civil e criminal do motorista, formalização MEI e empreendedorismo, atendimento ao cliente e curso do Contran.

O líder de praça e representante da empresa Ifood, Emanoel de Sousa, enfatiza que a parceria estabelecida entre as instituições é uma ação positiva para estimular o empreendedorismo. “Essa iniciativa vai ajudar a agregar benefícios no dia a dia desses profissionais e colaborar para uma maior atenção na condução de seus veículos, assim como uma maior proteção, além de ajudar a melhorar a visão que cada um tem sobre o exercício da profissão”, concluiu.

Trilha de aprendizagem – além da categoria de motofretista, o programa Condutor Empreendedor contempla outros profissionais como mototaxistas e motoristas de transportes alternativos.