Com a finalidade de incentivar o empreendedorismo junto aos profissionais que atuam na atividade de mototáxi, o Sebrae/PB iniciou esta semana, em parceria com o SEST/SENAT e Secretaria Municipal de Trânsito, a trilha de aprendizagem do Programa Condutor Empreendedor, na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba. A iniciativa busca através de capacitações compartilhar conhecimento e experiências de sucesso voltadas ao mercado de transporte.
O primeiro encontro aconteceu na terça-feira (23), porém a programação segue ao longo da semana com o desenvolvimento de diversas atividades. De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, o Programa visa contribuir com o trabalho dos profissionais que atuam no município, assim como estimular o processo de formalização.
“O setor de transporte, principalmente a atividade de mototáxi é uma das mais representativas do município, mas a maior parte dos profissionais não passaram por nenhuma formação para começar no mercado. Então, o trabalho deste programa consiste em orientar esses profissionais e proporcionar momentos de aprendizagem, incluindo o aspecto voltado ao empreendedorismo”, disse Talles Vasconcelos.
Dentre os pontos que são abordados no desenvolvimento das capacitações da trilha de aprendizagem destacam-se os processos de planejamento no transporte, gestão de pneus, legislação de trânsito, saúde e segurança no trabalho, direção defensiva, gestão financeira, marketing digital, responsabilidade civil e criminal do motorista, formalização MEI e empreendedorismo, atendimento ao cliente e curso do Contran.
Segundo dados da Receita Federal, 97% do setor de transporte na Paraíba é formado por profissionais que atuam como Microempreendedor individual (MEI). Em Cajazeiras, o número registrado corresponde ao total de 156 condutores neste setor.