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Projeto da PB vence Prêmio Educador Transformador na categoria ensino fundamental anos iniciais 

Premiação foi promovida pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. Resultado foi divulgado em cerimônia em São Paulo e contou com a participação de 70 finalistas 
Por Divulgação
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Uma experiência desenvolvida na Paraíba venceu nesta quarta-feira (10), o Prêmio Educador Transformador, realizado em conjunto pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. O projeto competiu na categoria “Ensino Fundamental – Anos Iniciais” e a divulgação do resultado aconteceu durante a Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, na cidade de São Paulo.

Com o tema “O Protagonismo Infantil na Efetivação da Agenda 2030 – Estudos sobre Sustentabilidade”, o projeto foi aplicado pela professora Claudia Carneiro, com a participação de alunos da Escola Municipal Félix Araújo, em Campina Grande, na região do Agreste do estado.

“Esse projeto surgiu a partir da necessidade de otimizar o ensino fundamental I na cidade de Campina Grande, visto que os dados oficiais revelam significativos problemas a serem solucionados nesse nível de ensino. Além disso, senti a necessidade de oportunizar o protagonismo dos alunos, apostando nas metodologias ativas propostas pela BNCC, pois o trabalho com projetos favorece uma aprendizagem muito mais significativa para o aluno, capaz de fazê-los acreditar que podem mudar e melhorar suas vidas através da educação”, explicou a professora.

Ainda de acordo com Claudia Carneiro, a oportunidade de participação na premiação serviu de incentivo para fortalecer as ações do projeto. “Esse prêmio serviu de estímulo para trabalhar a potencialidade do projeto. Receber esse reconhecimento vindo do Sebrae e de outras instituições que valorizam os educadores é algo que representa muito para incentivar ainda mais  a categoria docente em projetos voltados à inovação e sustentabilidade”, concluiu.

De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, a premiação é um reconhecimento que eleva o debate voltado à educação empreendedora, considerando a construção de projetos no ambiente escolar. “A Paraíba para grata satisfação nossa se destaca no cenário nacional com essa premiação, e esse reconhecimento, é um destaque importante para o profissional professor, assim como para estimular também o surgimento de outras ideias inovadoras”, disse.

Sobre o projeto – a principal inovação educacional do projeto consiste na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e tecnológica, com a utilização de kits de robótica. A partir desse material, a turma montou protótipos de uma roda gigante e de um ventilador, que passaram a funcionar graças à energia solar, uma aula em que os alunos aprenderam, na prática, sobre o ODS 7 (Energia limpa e acessível).

Prêmio Educador Transformador – esta foi a primeira edição da premiação, e ao todo, quase 3 mil projetos foram inscritos em todo o país para competição em diferentes categorias. Destes, 2.662 avançaram à fase seguinte, que foi a pré-seleção para definição dos 70 finalistas, sendo 14 de cada região do Brasil, o que conferiu ao Prêmio maior representatividade nacional. O objetivo da iniciativa é reconhecer projetos desenvolvidos por professores que estão empreendendo uma educação transformadora nas diversas etapas da educação.