ASN PB Atualização
Compartilhe

Mês da mulher empreendedora: atendimentos a mulheres no Sebrae aumentam cerca de 30% nos últimos anos 

Levantamento divulgado pela instituição faz parte das ações da programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher e busca destacar a importância do empreendedorismo feminino 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PB está com uma ampla programação voltada para o público feminino em alusão do Dia Internacional da Mulher: mês da mulher empreendedora. O número de mulheres atendidas pelo Sebrae/PB cresceu cerca de 30% no período dos últimos três anos. Conforme levantamento feito pela instituição, dos 305.523 mil atendimentos prestados no ano de 2022, 148.123 foram direcionados ao público feminino, sendo 33.832 a mais comparado ao período de 2020, quando 114.291 mil protocolos foram contabilizados. Nesta mesma época, o número geral somou 215.340 registros. A estatística considera as informações de clientes identificadas como pessoas físicas e jurídicas.

A divulgação dos dados é mais uma iniciativa do Sebrae/PB em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), e que busca destacar a importância do empreendedorismo feminino para o ambiente de negócios, assim como a sua contribuição para a inclusão econômica e social.

Ainda conforme os dados, considerando apenas o ano de 2021, o crescimento comparado ao último levantamento anual ficou em 21%. Do total de 228.475 registros, 122.330 foram direcionados a mulheres. O percentual corresponde ao aumento em números de 25.793 processos de atendimento.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o empreendedorismo feminino exerce atualmente uma função de protagonismo e inclusão da figura da mulher no cenário econômico do estado e do país. “O empreendedorismo feminino é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, e a superação dos desafios enfrentados pelas empreendedoras, passa entre outras coisas, pelo apoio técnico especializado do atendimento do Sebrae às mulheres”, comentou.

Além do aspecto relacionado ao protagonismo, Ivani Costa, enfatiza que o apoio aos empreendimentos liderados por mulheres é uma ação fundamental para auxiliar as empreendedoras na superação dos desafios. “Esse trabalho tem se destacado cada vez mais no Brasil, mas ainda enfrenta inúmeros desafios. Apesar de representarem cerca de 52% da população brasileira, as mulheres ainda são minoria no universo dos empreendedores, o número de mulheres donas de negócios na Paraíba representa somente 34% das empresas existentes no estado”, concluiu.