O Circuito de Negócios Agro, iniciativa realizada por meio de parceria entre o Sebrae/PB e o Banco do Brasil, chegou, nesta semana, ao município de Guarabira. Os empreendedores do agronegócio da cidade e região participaram, desde esta terça-feira (22), de uma programação repleta de palestras voltadas ao segmento. Os analistas técnicos da instituição, João de Deus Leôncio e Gustavo Alves, ministraram palestras sobre avicultura de postura e desafios da piscicultura, respectivamente.
Conforme explicou o analista João de Deus Leôncio, os temas das palestras estão entre as principais atividades que predominam na região do Brejo paraibano. “O Circuito de Negócios Agro é um ambiente para os produtores e empreendedores conhecerem o que há de tecnologia e novidades na área de alimentação animal, produção agrícola, equipamentos, herbicida, artesanato e cultura. É um espaço dinâmico onde as pessoas puderam fazer negócios e tiveram a oportunidade da capacitação”, explicou.
Por sua vez, o analista técnico Gustavo Alves, que palestrou sobre os desafios da piscicultura, afirmou que é importante debater o tema para que empreendedores e produtores envolvidos no setor fiquem atentos às técnicas e manejos da atividade, além de saber como o Sebrae/PB pode auxiliar o segmento. “Apresentar soluções, debater sobre a importância do cooperativismo, sobre a força da união dos produtores para o setor, esse foi um dos focos da apresentação. Hoje em dia, temos que procurar fortalecer o setor, buscando união entre produtores, setores públicos e privados. As realizações individuais são bastante discretas em relação ao que se pode fazer quando o setor está unido com foco no desenvolvimento local e regional”, enfatizou.
Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

