ASN PB Atualização
Compartilhe

Empreendedorismo feminino: Sebrae realiza programação especial em João Pessoa e no Cariri 

Atividades homenageiam o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Tradicionalmente dedicado ao universo da cultura empreendedora, por conta da realização da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), o mês de novembro também é marcado pelo reconhecimento da importância do empreendedorismo feminino. A homenagem anual ocorre em 19 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que em 2022 também será o tema central da SGE. Por essa razão, o Sebrae/PB vai promover, ao longo do mês, diversas atividades para homenagear as empreendedoras do estado.

Em João Pessoa, entre os dias 19 e 23, o evento “Empreender Verbo Feminino” vai contar com palestras, painéis e workshops gratuitos, que ocorrerão no auditório do Shopping Sebrae. Entre os temas que serão abordados, estão “A imagem pessoal como ferramenta de fortalecimento da mulher”, “Só vive o propósito quem suporta o processo”, “Marketing integrativo – aprenda o que é e como desenvolver” e “Gestão de atividades no tempo”.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, o primeiro dia de programação do evento também marca, com a realização de um Demoday, o encerramento das atividades da terceira turma do programa Acelera MEI Mulher, que está capacitando empreendedoras da capital desde o mês de outubro. As inscrições para o evento, assim como os detalhes da programação, estão disponíveis no endereço https://www.sympla.com.br/evento/empreender-verbo-feminino/1787085.

Já no Cariri, o Sebrae, a Rede de Conexão de Mulheres do Cariri (Rede Delas) e prefeituras municipais da região estão oferecendo uma programação conjunta e gratuita, que conta com oficinas, caminhada e fórum de debates. De acordo com as organizadoras, a programação, que teve início no último dia quatro com a realização de uma live, terá continuidade a partir desta sexta-feira (11), com a promoção de duas oficinas.

As capacitações vão abordar os temas “Fotografia que vende” e “Práticas para valorizar seu artesanato”. Em seguida, no dia 19, as empreendedoras participarão de uma caminhada na Praça João Pessoa, em Monteiro. Já nos dias 24 e 25 será realizada a oficina “Bora, faladeira – Destrave a sua comunicação”. Por fim, também no dia 25 de novembro, a programação de encerramento contará com mentorias e com a realização do fórum “Caiu na rede, é mulher empreendedora”.

Conforme a gerente regional do Sebrae/PB no Cariri, Madalena Arruda, a programação especial do mês de novembro é fruto de um trabalho que a instituição já vem desenvolvendo na região, com o objetivo de fomentar e apoiar o empreendedorismo feminino.

“A nossa missão é continuar estimulando o empreendedorismo feminino, considerando que ainda temos muito desafios a romper para sensibilizar, incluir as mulheres no mercado de trabalho e levá-las a desenvolver o seu potencial empreendedor. Além disso, não trabalhamos o empreendedorismo apenas como um instrumento de inclusão econômica, mas também como uma grande mola impulsionadora da inclusão social”, pontuou a gerente, ao acrescentar que as empreendedoras interessadas em participar da programação podem se inscrever na agência do Sebrae em Monteiro ou na Rede Delas.

Itaporanga – Outra programação especial voltada ao empreendedorismo feminino ocorreu nesta quinta-feira (10), com o apoio do Sebrae, na cidade de Itaporanga. Promovido pela Prefeitura Municipal, o II Workshop de Empreendedorismo Feminino contou com a participação de empresárias e gestoras públicas da região, com o objetivo de compartilhar experiências e discutir ações que contribuam para a melhoria do ambiente local de negócios.

Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

-

-