Produzido com leite de cabra, de ovelha ou de vaca, para consumir puro ou como protagonista de pratos especiais, o queijo, alimento bastante apreciado pelo nordestino, será a grande estrela do final de semana no município de Soledade. Localizada no Curimataú da Paraíba, a cidade promove, a partir desta sexta-feira (23), a segunda edição do seu Festival de Queijos, que conta com o apoio do Sebrae/PB e oferece programação gratuita ao público até o próximo domingo (25).
Popularmente conhecida como a cidade que está localizada no “meio” da Paraíba, Soledade é cortada pela BR-230, principal rodovia que liga o Litoral ao Sertão, o que lhe garante um alto fluxo de pessoas que param na cidade diariamente para se alimentar. Foi graças a esse hábito que o município se tornou famoso pela qualidade dos queijos que produz e que estarão em evidência durante o Festival.
De acordo com a programação, o evento vai contar com a participação de 15 expositores que estão comercializando seus produtos na Feira de Queijos; 12 empresas participando do Festival Gastronômico, que vai apresentar pratos inovadores elaborados com os queijos da região; além de 20 artesãos, cujos trabalhos estão em destaque na Mostra Soledade de Artesanato.
Durante o final de semana, o evento, realizado no Centro de Soledade, também vai contar com a Expofeira de Caprinos e Ovinos, rebanhos que se destacam na atividade agropecuária da cidade; Concurso Rei & Rainha do Queijo; 1º Encontro Nordestino de Repentistas; concurso Gula do Queijo; além de diversas apresentações culturais.
Ao destacar o apoio do Sebrae/PB para a realização do II Festival de Queijos de Soledade, o gerente regional da instituição em Campina Grande, João Alberto Miranda, enfatizou que a promoção do evento contribui decisivamente para a divulgação da vocação empreendedora da cidade e de todo o seu potencial econômico. Ainda conforme o gerente, a realização do Festival também incentiva a geração de novas oportunidades para os pequenos negócios da região.
“A cidade de Soledade já é amplamente reconhecida pela qualidade dos queijos que produz e por sua forte vocação para o empreendedorismo no comércio e nos serviços. Com isso, ao promover o Festival, a cidade busca não só divulgar o seu potencial, como também incentivar os empreendedores a buscarem novas oportunidades, fortalecendo assim todo o ambiente de negócios local”, acrescentou o gerente.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

