O Sebrae/PB iniciou, nesta quarta-feira (21), as atividades da terceira edição do Arena Empreendedora, evento gratuito voltado a professores e alunos da educação básica. Abordando o tema “O Poder de Transformação Através da Educação”, a edição de 2022 do Arena Empreendedora está sendo realizada em formato híbrido, com atividades presenciais em Campina Grande e transmissão ao vivo pela internet para todo o estado. A programação continua nesta quinta-feira (22), com temas e atividades voltados aos estudantes.
De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, o evento tem a missão de dar protagonismo ao papel transformador da educação, contribuindo com a disseminação dos valores da cultura empreendedora entre alunos e professores.
“A Arena Empreendedora nasceu em plena pandemia, quando nós estávamos todos em casa, sem saber efetivamente o que o Sebrae, os alunos e os professores poderiam fazer e como nós poderíamos pensar a educação estando em casa. Dois anos depois, estamos aqui presencialmente, fazendo a junção de inspiração e de transformação, pois acreditamos que a única coisa que pode transformar vidas e a nossa sociedade é a educação”, destacou a gerente.
Para cumprir com essa missão, o primeiro dia de programação do evento, voltado aos professores da educação básica, contou com as participações de Thiego Barros e Tayze Araújo, professores do Senai, que falaram sobre como despertar o empreendedorismo em sala de aula; e da pesquisadora e doutora em Educação Mariana Arantes, cuja palestra destacou a importância da inteligência emocional para quem atua na área de educação.
Além dessas palestras, o primeiro dia de Arena Empreendedora também contou com uma apresentação cultural sobre literatura de cordel, da professora Juliana Soares; e com a exposição dos casos de sucesso “Escola dos Sonhos”, do município de Bananeiras, e da professora Patrícia Rosas, uma das vencedoras do “Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação”.
Encerrando as atividades, o poeta Bráulio Bessa ministrou palestra sobre o tema principal do evento, destacando o poder da educação e do empreendedorismo. “Como artista, eu sou um empreendedor desde sempre, porque fazer arte nesse país é um grande desafio. Você tem que começar muito cedo a andar com as próprias pernas e fazer de alguma situação de adversidade uma oportunidade. Eu acho que talvez seja essa essência que o nosso povo tem de ser atrevido e de ser inventivo. O empreendedor tem todas essas características de compreender como é que você vai buscar tudo isso e aplicar no seu projeto e na sua vida”, ressaltou Bessa.
Ainda falando sobre educação e empreendedorismo, o poeta também destacou a capacidade de transformação gerada pelo conhecimento. “Eu acho que a educação transforma, cura e salva. O educador tem essa missão. É até um peso muito grande que a gente coloca quando fala em educação, mas eu acho que quanto maior o peso que se carrega nas costas mais força a gente cria nas pernas. É uma caminhada penosa, mas você está se fortalecendo. Eu sou fruto dessa educação transformadora, de alguém que acreditou que iria viver de poesia em um país que não lê graças à educação, graças a um professor e a escola pública. Eu continuo tentando minimamente replicar isso, pois eu falo de uma trajetória e de um sonho costurado pelo papel transformador da educação”
Estudantes – Também com atividades híbridas, ou seja, presenciais e on-line, o segundo dia de programação do Arena Empreendedora foi pensado e planejado para estudantes da educação básica. Durante a tarde desta quinta-feira, os alunos poderão participar de um bate-papo com o ator Lucas Veloso, além de acompanhar as palestras “O Impossível é uma Ilusão”, com os ilusionistas Henry e Klaus; “Nunca pare de pelejar: Um conto empreendedor”, com George Daniel; e “Como tirar as ideias da cabeça e estimular seu espírito empreendedor”, com Edgar Andrade.
As inscrições para o formato presencial do Arena Empreendedora já estão esgotadas, mas os alunos interessados em participar de forma on-line do evento ainda podem efetuar a inscrição no endereço https://www.sympla.com.br/evento/arena-empreendedora-2022/1677201.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
-
-

