ASN PB
Compartilhe

Empreendedorismo e educação: professor paraibano amplia número de alunos com a criação de e-commerce

Com o apoio de consultoria oferecida pelo Sebrae Paraíba, empreendedor ingressou no mundo digital para ampliar base de clientes
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Qual relação pode existir entre os universos do empreendedorismo e da física? Aparentemente distantes e pouco compatíveis em um primeiro momento, esses dois mundos se uniram na vida do professor e empreendedor Yves Dantas, atendido pelo Sebrae Paraíba através do programa Sebraetec, que oferece aos pequenos negócios orientação customizada e acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia.

 

Atuando há sete anos como professor de física, preparando alunos para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Yves possui um curso presencial com conteúdos específicos da sua disciplina e, desde o mês de março, também passou a oferecer o serviço de forma online.

 

Para isso, ele contou com o apoio da consultoria contratada através do programa Sebraetec, que o orientou para essa inserção no universo digital. “Fiz uma consultoria que mostrou um passo a passo para montar um negócio digital, o que foi muito bom porque me deu visões sobre como eu poderia gerir meu negócio, criar uma esteira de produtos e de fato transformar meu produto presencial, que já vinha dando certo, em um negócio digital de sucesso”, explicou.

 

Conforme o professor, que iniciou sua trajetória profissional na cidade de Patos, no Sertão paraibano, a ideia de atuar no mundo digital surgiu depois que ele começou a trabalhar nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, para que pudesse continuar atendendo às demandas dos alunos do Sertão.  O curso online, que conta com aulas em vídeo, resolução de questões e material de apoio, começou a ser oferecido pouco antes do início da pandemia do coronavírus, que acabou potencializando o serviço.

 

“Como eu já tinha o curso online, assim que a pandemia começou, readaptar o meu presencial para o ensino remoto não foi um problema. Isso se tornou uma vantagem porque eu ganhei um grande público para o curso online devido a esse período que estamos vivendo de instabilidade na educação”, pontuou Yves, ao destacar que já conseguiu dobrar o número de clientes e que pretende expandir o negócio e investir ainda mais no e-commerce.

 

Para o analista do Sebrae, Thiago Jatobá, iniciativas como a do professor simbolizam as possibilidades de reinvenção oportunizadas pela tecnologia.  “Ao passo que assistimos a maioria dos negócios em dificuldades, também podemos ver iniciativas exitosas de adaptação e mudança empresarial. Mesmo em um setor tradicional como a educação, a inovação e a tecnologia demonstram essas possibilidades de reinvenção, uma vez que as aulas a distância, a ampliação de escala e a possibilidade de atender mercados geograficamente distantes estão desafiando alguns empresários a pensarem em um novo formato para a educação”, afirmou o analista.