Desenvolver e potencializar em seus participantes as características e os comportamentos que são considerados comuns a empreendedores de sucesso. Essa é a proposta do Empretec, principal capacitação oferecida pelo Sebrae Paraíba, que há mais de 20 anos contribui, através de sua metodologia, para a disseminação da cultura empreendedora no estado. Conforme pesquisa recente realizada pela instituição, que ouviu participantes do seminário em 2020, as principais expectativas de quem busca o Empretec são a de melhorar o seu negócio e desenvolver comportamentos empreendedores.
-
De acordo com os números da pesquisa, a melhoria do negócio foi citada como uma expectativa por 76,4% dos entrevistados, enquanto o desenvolvimento dos comportamentos empreendedores foi destacado por 23,5% dos participantes. Os entrevistados pela pesquisa também citaram como expectativas pré-capacitação a busca pelo conhecimento para abrir um negócio/empresa (11,7%) e a intenção de ampliar a visão de oportunidades (11,7%).
Já em relação aos resultados obtidos após a participação no Empretec, os entrevistados pela pesquisa afirmaram que a capacitação contribuiu muito para o preparo ou atualização de metas, planos e projetos (100%); a avaliação e o monitoramento de resultados (88,2%); o desenvolvimento de parcerias e redes de contatos (88,2%); o aprimoramento da qualidade de produtos, serviços e processos (70,5%); o relacionamento e a satisfação do cliente (70,5%); e a visão de mercado (70,5%).
Conforme destaca a analista técnica do Sebrae Paraíba, Niedja Arruda, o Empretec, cuja metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) é aplicada com exclusividade pelo Sebrae no Brasil, traz benefícios não só para as empresas dos participantes, como também contribui para o crescimento pessoal dos empreendedores.
“Durante o seminário os participantes trabalham com 10 comportamentos empreendedores que, se colocados em prática, vão contribuir para o sucesso do empresário. O objetivo maior é que os participantes trabalhem, principalmente, os seus pontos fracos, para que após o seminário esses novos conhecimentos possam ser colocados em prática, em benefício do próprio empreendedor e de sua empresa”, explicou.
Avaliação – A pesquisa feita pelo Sebrae com os participantes do Empretec em 2020 também avaliou as atividades que são realizadas durante a capacitação. De acordo com os números, quando perguntados se conseguiram colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o seminário, a nota média atribuída pelos entrevistados foi 9,4. Já em relação a satisfação geral com o Empretec, a nota média atribuída pelos participantes foi 9,7.
Participe – Os interessados em conhecer melhor o Empretec ou realizar a capacitação em 2021 podem acompanhar no endereço https://www.sebraepb.com.br/ as datas e locais onde o seminário será promovido.
