ASN PB
Compartilhe

Qualificação: em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, Sebrae Paraíba capacita agentes culturais da

Módulos serão ministrados até o dia 15 deste mês 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Artistas, gestores, produtores e trabalhadores da cultura em geral de Cabedelo estão participando, desde a última segunda-feira (4), de uma série de capacitações voltadas a este público. Promovidas através do Plano Municipal Cabedelo + Criativa, da Prefeitura da cidade, a iniciativa tem apoio do Sebrae Paraíba e está sendo realizada de forma híbrida, ou seja, com a realização dos módulos tanto na modalidade virtual quanto presencial. 

Ao todo, serão 50 horas/aula de carga horária, que estão divididas em três módulos. O primeiro módulo, que terá 16 horas/aula, contará com assuntos como cultura, criatividade e economia e política, desenvolvimento e cultura. Por sua vez, o segundo módulo, também com 16 horas/aula, abordará temas como análise SWOT, linha da vida, quadro de parcerias e plano de ação e sustentabilidade. Por fim, o terceiro módulo, que terá 18 horas/aula, trará tópicos a exemplo de ciclo de vida de projetos e árvore de problemas e mapa mental. 

A capacitação será ministrada pelo instrutor Luiz Sena Júnior, reconhecido artista de cena, produtor e gestor cultural baiano. As atividades estão sendo realizadas no Casarão do Padre – Espaço Criativo, conhecido como marco zero da cultura do município de Cabedelo. No final do mês de outubro, haverá um evento público como forma de conclusão do curso. 

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o município de Cabedelo está se preparando para ser mais criativa. “Isso só é possível com a valorização da cultura e seus atores criativos, seja do teatro, música, audiovisual, artes visuais e artes cênicas. A capacitação dos agentes culturais vem abrir portas para o mercado e qualificar, ainda mais, esses artistas locais para a gestão empreendedora de negócios criativos e colaborativos”, enfatizou. 

Por sua vez, o secretário de Cultura da cidade, Igobergh Bernardo, afirmou que a iniciativa busca contribuir para o fomento à colaboração e à inovação do segmento cultural da cidade. “O objetivo da iniciativa é fomentar as diversas faces da cultura, facilitando o debate e acesso de artistas e empreendedores criativos aos meios de difusão da cultura e aos equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Cultura de Cabedelo”, disse.