ASN PB
Compartilhe

Startups remodelam negócio e se destacam no mercado com apoio do Sebraetec

Empresas paraibanas tiveram aumento no faturamento e melhoraram estratégias de gestão a partir de consultorias especializadas
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

Uma indústria com potencial para se tornar franquia. Um aplicativo que remodelou o negócio, recebeu investimento e tem uma meta ousada mais que duplicar o faturamento esse ano. Esses são alguns dos resultados de startups que estão participando do Sebraetec, programa do Sebrae com foco em estratégias de inovação para pequenos negócios. Na Paraíba, a iniciativa tem mudado a realidade de dezenas de empreendedores e elevando o nível de competitividade das empresas locais.

Entre os destaques das startups atendidas pelo Sebraetec, através do Sebrae/PB, que estão alcançando novas metas no cenário local e regional estão a Personal Digital e a Philipeia Indústria Química (PHIQ).
A primeira empresa, comandada pelo empreendedor Diego Medeiros, recebeu um aporte de R$100 mil do Banco do Nordeste, após uma consultoria especializada, onde foram redefinidas novas estratégias para o negócio e oportunidades no mercado.

O empreendedor conta que entre as principais mudanças, após a consultoria por meio do programa, foi o fortalecimento da cultura empresarial, a melhoria na gestão, o aperfeiçoamento na análise de dados com foco no crescimento e a visão geral do negócio. “Atualmente, a Personal Digital possibilita os personais trainers atenderem alunos em escala e gerirem seus negócios através da nossa plataforma. Com essa expansão, iremos nos tornar um hub de soluções também para assessorias esportivas e centros de treinamentos como estúdios, boxes e academias”, disse Diego, que projeta um faturamento de R$2,5 milhões para esse ano.

Já Alexander Silvestre Leal, CEO da PHIQ, está em fase final de lançamento da franquia da sua indústria. Ele relembra que tem o apoio do Sebrae/PB desde o início do seu negócio. A startup, que atende a Paraíba, Pernambuco e Alagoas, vem se consolidando como uma referência na produção de produtos saneantes e cosméticos de uso profissional, destacando-se pela inovação, qualidade e compromisso com o cliente e a sustentabilidade. “Para 2025, a empresa dá um passo ainda maior rumo à expansão nacional, adotando um modelo inovador de microfranquias na área comercial, permitindo que empreendedores de todo o Brasil leve as soluções PHIQ com o mesmo padrão de qualidade”, explicou Alexasander.

Celeiro de oportunidades – O analista técnico do Sebrae/PB e um dos responsáveis pelo Sebraetec no estado, Joacir Souto, reforçou que o programa tem alcançado bons resultados com as empresas locais. “O Sebraetec é um catalisador para o crescimento de startups promissoras. Acreditamos que o potencial transformador das startups reside em sua capacidade de desafiar o status quo e criar soluções disruptivas. No entanto, muitas vezes essas empresas enfrentam dificuldades em acessar consultorias de qualidade, que podem impulsionar sua tração e escalabilidade. Nosso compromisso é continuar apoiando essas startups, fornecendo as ferramentas e conhecimento necessários para que elas prosperem”, frisou o analista.

O empreendedor e também consultor do Sebraetec, Marcus Varandas, responsável pelo trabalho com Diogo Medeiros e Alexsander Leal, destaca o potencial de crescimento das startups e a importância do Sebraetec para o aprimoramento dessas iniciativas. “Fizemos coisas boas ano passado e esse ano teremos novos desafios para nova fase e novo ciclo de crescimento também. O que a gente quer, no final, é fazer com que as empresas daqui elevem o nível do nosso ecossistema”, comentou Marcus.