Uma das maiores multinacionais americanas de comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial, a Amazon, pela primeira vez no Nordeste, escolheu João Pessoa para sediar mais uma edição do PGConf.Brasil 2025 e aproveitou a oportunidade para conhecer o ecossistema local de inovação. Na oportunidade, houve um encontro, na quinta-feira (4), com o especialista de dados da AWS (Amazon Web Services), William Oliveira, e empreendedores de startups da Capital apoiadas pelo Sebrae/PB. O encontro apresentou programas de incentivo da AWS voltados ao desenvolvimento de novos negócios.
A analista do Sebrae/PB, Rafaella Catão, destacou a importância da aproximação com grandes players como a Amazon. “Nosso papel é criar pontes. Ao trazer gigantes da tecnologia, ampliamos as chances de geração de negócios, atração de investimentos e fortalecimento do ecossistema de inovação da Paraíba”, disse.
Segundo William Oliveira, a parceria com o Sebrae tem o foco em oferecer incentivos como créditos e infraestrutura em computação em nuvem. “Queremos apoiar startups aceleradas pelo Sebrae, ajudando-as a crescer com base em cloud computing”, afirmou.
Entre os empreendedores presentes, Rodrigo Vieira, da BR Cloud Tecnologias em Nuvem, ressaltou o impacto do apoio recebido. “Participamos de editais de mentoria, incubação e aceleração, fomos finalistas do Startup Nordeste e do Capital Empreendedor, além do Startup Summit, em Florianópolis. Essas conexões abriram novas oportunidades”, concluiu.