Fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação do Nordeste e as startups que estão baseadas na região. Essa é a proposta do Startup Nordeste, programa gratuito de aceleração de negócios do Sebrae, que encerrou nesta quinta-feira (6) o Demoday de sua primeira edição na Paraíba. O evento, realizado na agência regional da instituição em Campina Grande, marca a conclusão da segunda etapa do programa e a seleção das 26 startups que avançarão para a sua última fase, com a concessão de bolsas de estímulo à inovação.
Criado pelo Sebrae Nacional, o programa está em sua primeira edição e ocorre em todos os estados do Nordeste. Na Paraíba, as atividades tiveram início no mês de julho, quando foram selecionados os 200 projetos que participaram da primeira fase do Startup Nordeste, marcada pela realização de palestras, oficinas e mentorias sobre modelagem de negócio e avaliação do potencial de mercado das ideias inscritas.
Em seguida, foram selecionados para a segunda fase os 108 projetos com melhor desempenho no programa. Nesta etapa, os empreendedores trabalharam no desenvolvimento e na validação de suas ideias de negócio, que foram apresentadas durante o Demoday para a seleção das startups que participarão da última fase do programa. A programação teve início nesta quarta-feira (5), com a avaliação on-line de 24 startups, e prosseguiu nesta quinta com os outros 84 pitches presenciais, apresentados para as bancas examinadoras convidadas pelo programa.
Ao participar da abertura das atividades desta quinta, a professora Francilene Garcia, que integra o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, destacou a importância de ações que fomentem os ecossistemas locais de inovação e suas startups, uma vez que as soluções e produtos desenvolvidos por essas novas empresas podem impactar e transformar positivamente a realidade local. “A política de inovação fomentada pelo Sebrae no Brasil inteiro busca, justamente, desenvolver e consolidar todas essas ações de estímulo ao empreendedorismo inovador no país”, explicou.
Por sua vez, a analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Fernanda Zambon, reforçou a missão do Startup Nordeste, que é contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região. “O Startup Nordeste vem para trazer uma série de ações envolvendo a comunidade, investidores, eventos e o fomento direto aos negócios inovadores. Vocês fazem parte de um projeto pioneiro e nós esperamos que os aprendizados sejam aplicados em prática”, acrescentou.
Em seguida, o empresário e membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Alexandre Moura, ressaltou a velocidade com que o universo da tecnologia e da inovação se transforma, bem como as oportunidades geradas por essa transformação. “As coisas acontecem quando as pessoas se planejam, têm persistência e pensam a médio e longo prazo. Aproveitem as oportunidades e acreditem no que vocês estão fazendo”, afirmou.
Também integrante do CDE do Sebrae/PB, a professora da UFPB, Kelly Silva, falou sobre a importância da união das instituições para o fomento ao ecossistema de inovação do estado. “Sintam-se privilegiados pela oportunidade que vocês tiveram com o programa, valorizem cada aprendizado obtido durante as capacitações e continuem se dedicando à realização desse sonho de vocês”, concluiu a professora. Também participaram da segunda etapa do Demoday o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, e a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira.
Última fase – Uma vez concluída a programação do Demoday, a comissão organizadora do Startup Nordeste vai divulgar, na próxima segunda-feira (10), a relação com as 26 startups selecionadas para a última etapa do programa. Nessa fase, em que cada projeto participante poderá, de acordo com as regras do edital, receber até duas bolsas de estímulo à inovação, no valor de R$ 6.500 cada uma, os empreendedores vão se dedicar a vender seus produtos e serviços, buscar investidores no mercado e construir sua base de clientes. O resultado será divulgado no site do programa, no endereço http://pb.startupne.com.br.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

