Com foco na aquisição de conhecimentos e na construção de novas conexões no mercado, 45 empreendedores rurais da Paraíba estão participando, esta semana, de uma missão técnica organizada pelo Sebrae para o evento Semiárido Show, promovido pela Embrapa em Petrolina (PE). Celebrando em 2023 a sua décima edição, o evento, que é considerado uma referência para o setor agropecuário no Nordeste, tem como tema principal de sua programação a “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”.
As atividades, que tiveram início nesta terça-feira (1º), incluem cerca de 50 palestras e 10 seminários, além de oficinas, unidades demonstrativas e dias de campo. Todas essas iniciativas têm como foco a apresentação de tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária, em temas que são considerados estratégicos para a convivência produtiva com o Semiárido.
Além disso, a programação, que segue até a próxima sexta-feira (4), também incentiva a troca de experiências e o networking entre o público, o que também contribui para a construção de novos conhecimentos, conforme ressalta o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva. “Essa é a primeira edição do evento depois da pandemia, então é muito importante a participação dos produtores, pois trata-se de um momento de troca de saberes entre eles. Além disso, o Semiárido Show é realizado em campo aberto, com todas as culturas lá representadas, e assim os produtores têm a oportunidade de conversar, tirar dúvidas e participar das oficinas, seminários e palestras”, explicou João Bosco.
Ainda conforme o analista, os empreendedores participantes da missão técnica organizada pelo Sebrae, que são atendidos pela instituição através do programa AgroNordeste, também utilizam as experiências adquiridas durante os eventos para prospectar novas oportunidades, sejam de capacitação ou de acesso ao mercado.
“Outro ponto importante é que no retorno desses eventos nós conversamos e trocamos ideias sobre o que eles aprenderam, do que pode ser aplicado em nossa realidade e, também, como o Sebrae pode contribuir para a concretização dessas novas possibilidades. Então, é sempre muito importante estimular a participação não só nesse evento, mas em todos os outros em que for possível ocorrer essa troca de saberes entre os produtores”, acrescentou o analista.
Programação virtual – Além de todas as atividades presenciais, a edição de 2023 do Semiárido Show também disponibiliza uma programação de cursos virtuais, que podem ser acessados pelo público de qualquer local do Brasil. As capacitações abordam temas relacionados à produção no Semiárido, tais como forrageiras, reuso de águas cinzas, sistema de produção de Feijão-Caupi, criação de galinhas caipiras, entre outros tópicos. Para mais informações, os interessados podem acessar o endereço eletrônico https://www.embrapa.br/semiaridoshow.