ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae participa da 1ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba

Instituição é parceira na realização do evento junto ao governo do estado e outras entidades
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de contribuir com o debate voltado aos processos de inovação e sustentabilidade, o Sebrae/PB está entre as instituições parceiras junto ao governo do estado na realização da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024. O evento, que está previsto para acontecer em três etapas, a primeira iniciada nesta segunda-feira (18), na cidade de Sousa, na região do sertão, tem a proposta de dialogar com a sociedade e reunir sugestões com foco nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O encontro na cidade de Sousa teve início nesta manhã. Além da solenidade de abertura, o evento teve destaque para uma palestra com ênfase à “Ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável para uma Paraíba inteligente e inovadora”.

No turno da tarde, a programação contou com quatro painéis, sendo o primeiro tratando o debate sobre “Interiorização e internacionalização da pesquisa científica”, e que contou com a participação do presidente da Fapesq e conselheiro do Sebrae/PB, Rangel Júnior. No segundo painel, o tema em abordagem foi “Tecnologia e inovação para empresas” e teve a contribuição da gestora de projeto do Hub de Inovação Dino Valley em Sousa, Juliene Fernandes.

O debate sobre “Transição energética e convivência com o semiárido” também ganhou espaço no segundo painel. “O evento representa um marco significativo na trajetória da inovação no estado da Paraíba e a presença do Hub Dino Valley evidencia que a colaboração entre atores de diferentes áreas tem se revelado como uma abordagem eficaz para impulsionar resultados”, comentou Juliene Fernandes.

Outro aspecto destacado pela gestora do Hub de Inovação na cidade de Sousa foi o espaço reservado para o diálogo, assim como apresentação de soluções e propostas. Segundo ela, é essencial aprimorar os níveis tecnológicos de produção para elevar a competitividade das empresas.

O último painel debateu a temática “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social”. Todas as ações foram realizadas no auditório da UFCG, na cidade. O encerramento das atividades em Sousa acontece nesta terça-feira (19), quando o grupo de trabalho ficará responsável pela apresentação das propostas e prioridades escolhidas para investimento nas ações relacionadas a cada eixo proposto pela conferência.

Com o tema “Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável”, a iniciativa tem ainda o apoio de instituições de ensino e pesquisa, setores empresariais e organizações da sociedade civil. A programação é uma das etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Campina Grande e João Pessoa

Em Campina Grande, cidade escolhida para a segunda etapa, os encontros serão realizados nos dias 21 e 22 deste mês, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). No primeiro painel, que vai dialogar sobre “Infraestrutura científica e tecnológica” participa o gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade, João Alberto Miranda, enquanto que no terceiro painel, com o tema “Contribuições das ciências básicas e engenharias para o desenvolvimento”, terá a colaboração da analista técnica da instituição, Heloísa Diniz.

A terceira, e última etapa, acontecerá em João Pessoa entre os dias 4 e 5 de abril. Os detalhes da programação serão divulgados em breve.