Plataforma online que possibilita ao personal trainer gerir seu negócio e atender alunos em qualquer lugar do mundo, a startup Personal Digital vai representar a Paraíba na etapa final do Desafio Sebrae Like a Boss 2023. Criada em 2021, a empresa foi selecionada para a quarta etapa da iniciativa, que é uma das competições de startups mais aguardadas do Brasil. Além de participar do desafio, a empresa também é atendida pelo Sebrae/PB com outras soluções de fomento e apoio ao empreendedorismo inovador.
De acordo com o resultado, divulgado esta semana, a Personal Digital vai participar, junto com outras 11 empresas brasileiras, da trilha internacional do Sebrae Like a Boss. Conforme o regulamento, essa vertente do desafio é destinada para startups que estão em fase de tração e que buscam se conectar a iniciativas internacionais de expansão no mercado exterior.
Para chegar a essa quarta e última fase do Sebrae Like a Boss, a startup paraibana participou, inicialmente, da etapa estadual de seleção, que indicou as três empresas representantes do estado para a etapa seguinte, de abrangência nacional. Nesse momento da competição, as startups selecionadas receberam orientação para a gravação do vídeo e envio do pitch que foram avaliados pelos jurados do desafio para a escolha das 12 finalistas.
Conforme explica a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, essas finalistas receberão mentorias de modo a montar uma estratégia de lançamento e posicionamento de seu produto ou serviço no mercado. Além disso, os empreendedores também receberão mentorias para que possam se preparar e disputar o título do Like a Boss 2023, durante o evento Startup Summit, que acontece no mês de agosto, em Florianópolis.
“A proposta do Desafio Sebrae Like a Boss é oferecer treinamentos e consultoria para empreendedores, considerando o estágio de cada startup. Dessa forma, as empresas selecionadas são acompanhadas por um especialista através de orientações individuais sobre como modelar seu negócio, validar suas ideias, reduzir as incertezas e melhorar a performance de mercado. Além disso, considerando que é uma das competições de startups mais aguardadas do país, o desafio também é uma ótima oportunidade para gerar conexões e promover a expansão dos negócios de forma internacional”, acrescentou Rafaella Catão.
Por sua vez, o empreendedor Diego Medeiros, que é um dos quatro sócios da empresa, destacou as contribuições do Sebrae Like a Boss para a Personal Digital, modelo de negócio que através de uma plataforma interativa facilita a relação entre o profissional e seus clientes, seja para atendimentos online ou presenciais. Além de facilitar o atendimento, a plataforma também conta, segundo o empreendedor, com opções personalizáveis, banco de exercícios, avaliação física e intermediação de pagamentos.
“Para nós, o Like a Boss trouxe, primeiro, a experiência de participar de uma competição, permitindo enxergar naquele momento, por exemplo, a performance de apresentação do ‘concorrente’. Isso fez com que nos preparássemos ainda mais para as apresentações, inclusive mudando o nosso design. Já vejo isso como um salto, pois constantemente estamos fazendo pitches para outras empresas, sendo relevante essa mudança. Além disso, recebemos uma mentoria sobre todo o passo a passo na construção de um pitch, o que foi bem proveitoso”, pontuou Diego.
Além do Desafio Sebrae Like a Boss, a startup Personal Digital também já participou do Capital Empreendedor e do Startup Nordeste, que são programas desenvolvidos pelo Sebrae/PB para fomentar o empreendedorismo inovador através da capacitação, da geração de conexões e do acesso ao mercado.
“Esses programas foram um divisor de águas em vários momentos para a empresa. Nos conectamos com investidores, além de todo o programa de mentorias que foi proporcionado, nos dando um norte em acelerarmos pontos fracos dentro da nossa empresa e fortalecendo o que já tínhamos de bom. Outro ponto de grande relevância para nós foi o acesso à bolsa do Startup Nordeste, pois esse incentivo nos permitiu contratarmos mais pessoas e investirmos mais no tráfego para a captação de novos leads, o que aumentou nosso número de clientes”, concluiu o empreendedor.
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