ASN PB
Compartilhe

Programa Inova+ Invest abre inscrições para acelerar startups com foco em captação de investimentos

Iniciativa voltada ao Nordeste selecionará até 15 startups de tecnologia para capacitação, conexões estratégicas e acesso a capital
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

Startups nordestinas que já estão em operação e buscam expansão têm uma nova oportunidade de crescimento. Estão abertas, até o dia 2 de fevereiro, as inscrições para o Inova+ Invest, programa nacional de aceleração que vai selecionar startups interessadas em captação de investimentos, ampliação de mercado e fortalecimento do negócio. O Sebrae/PB apoia a divulgação da iniciativa, que é promovida pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital. (ABVCAP) e ApexBrasil, com operação da ACE Ventures. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui.

Voltado para startups com faturamento anual mínimo de R$ 500 mil, o programa tem como objetivo fortalecer os ecossistemas de inovação das regiões Nordeste e Norte, conectando empresas inovadoras a investidores estratégicos e grandes oportunidades de negócios. Nesta primeira edição, o foco é exclusivamente o Nordeste.

De acordo com a analista do Sebrae/PB, Nilvânia Souza, o programa representa uma chance concreta de amadurecimento para startups que já superaram a fase inicial.

“O Inova +Invest Nordeste consiste numa iniciativa muito importante para startups maduras que buscam recursos para escalar e alcançar outros mercados, inclusive internacionais, considerando o perfil das instituições que realizam e apoiam o programa. Isso certamente vai impactar na geração de renda e novos postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da região”, destaca.

Ao todo, até 15 startups de tecnologia do Nordeste, com soluções escaláveis, serão selecionadas para participar de uma jornada que inclui capacitação, mentorias especializadas e acesso a capital. Entre os principais benefícios estão conhecimento aplicado, aceleração qualificada e conexão direta com investidores.

As startups selecionadas participarão de treinamentos focados na preparação para rodadas de investimento, estruturação de pitch e definição de indicadores, culminando em um Demoday, no qual apresentarão suas soluções a investidores estratégicos. “É uma oportunidade única de qualificação e visibilidade, que pode acelerar de forma significativa o crescimento das empresas participantes”, reforça Nilvânia.

Processo seletivo e etapas do programa

As inscrições serão avaliadas pela equipe do Inova+ Invest e por uma banca de especialistas, que atribuirão notas de 1 a 5 para cada critério. Startups que já tenham recebido investimento estratégico ou estejam em estágio mais avançado poderão receber pontuação adicional, conforme o regulamento.

O programa será desenvolvido em cinco etapas, com inscrições e avaliação com bancas virtuais, entre 23 e 27 de fevereiro de 2026, seguindo com treinamento online e mentorias, treinamento presencial, Demoday e rodadas de investimento e monitoramento e suporte pós-programa.

O cronograma iniciou em 12 de janeiro de 2026, com o lançamento das inscrições, que vão até 2 de fevereiro. No dia 9 de fevereiro haverá a divulgação das startups pré-aprovadas e de 23 a 27 do mesmo mês, são realizadas as bancas de seleção. No dia 2 de março, será a divulgação das 15 startups selecionadas, seguido de treinamento online e mentorias. No mês de abril, está previsto um treinamento presencial, o Demoday e rodadas de investimento e, até abril de 2027, haverá o monitoramento e suporte pós-programa.