O Farol Digital, um dos ecossistemas de inovação apoiados pelo Sebrae/PB, realizou, na noite dessa quarta-feira (10), um encontro para divulgar os resultados do mais recente mapeamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) na capital paraibana. O evento, ocorreu no ClubJob Coworking, em Manaíra, e trouxe dados significativos, demonstrando a maturidade e a integração do ecossistema da capital paraibana nos últimos três anos.
O ELI de João Pessoa registrou um avanço notável, saltando dois níveis na escala de maturidade. O levantamento, que utilizou a metodologia de diagnóstico de ecossistemas do Sebrae, revelou que a capital paraibana deixou o patamar de “maturidade inicial” e alcançou a fase de “maturidade em implementação”.
Pelos resultados e dados apresentados na noite da quarta-feira, a iniciativa tem demonstrado sucesso em alcançar seus objetivos. O progresso do ELI de João Pessoa, de 2022 até agora, é atribuído ao trabalho colaborativo e intensivo do núcleo de atores locais, com o apoio do Sebrae/PB. Esse esforço concentrou-se no desenvolvimento e na articulação dos seis eixos que caracterizam um ecossistema de inovação: Programas, Ambientes de Inovação e ICTs, Financiamento, Políticas e Governança.
Em 2022 foi feito um levantamento para conhecer os ambientes de inovação da capital paraibana, quais as ofertas de programas e serviços voltados para a inovação. Este ano, o levantamento foi atualizado. “Nós saímos de uma maturidade inicial para uma maturidade em implementação. Demos um salto de dois níveis,” explicou o consultor credenciado do Sebrae, Marcos Suassuna.
Ele e a consultora Aline Oliveira trabalharam no processo de mapeamento. “O resultado é super positivo. Avançamos nessa construção ao longo dos três anos para um nível de maturidade maior, o que é muito bom e importante para João Pessoa,” afirmou.
Segundo o mapeamento, o crescimento foi registrado em todas as vertentes, aumentando não apenas o número de ações, mas, principalmente, a integração e a efetividade entre as partes.
Para entender — O Farol Digital, que inclui o Hub de Inovação, é uma iniciativa estratégica lançada pelo Sebrae em 2022 na capital paraibana. Esta iniciativa funciona como um ponto de encontro central para o ecossistema de inovação local. O principal objetivo é conectar e fomentar a colaboração entre diversos atores, como empreendedores e startups, investidores, universidades e instituições de pesquisa e instituições de fomento.
O projeto possui a missão de destacar João Pessoa como um polo de inovação de excelência no Nordeste. Para isso, o Farol Digital atua como uma conexão entre os participantes do ecossistema para o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras.
Fortalecimento – A analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, ressaltou que o mapeamento é um indicador claro da evolução e do fortalecimento da governança do ecossistema. “O novo mapeamento demonstra com clareza o quanto avançamos nos últimos três anos. Estamos mais conectados, mais estruturados e atuando de forma muito mais integrada. Este diagnóstico não é apenas um relatório, é um raio-x que prova que João Pessoa está amadurecendo enquanto ecossistema, ganhando força coletiva e consolidando uma governança que antes não existia”, pontuou. Para ela, o resultado reforça papel fundamental do Farol Digital como articulador. “Este avanço é fruto de muito trabalho, diálogo e colaboração”, disse.
Juliana Nóbrega, da JN Consultoria de Negócios, disse que João Pessoa e a Paraíba estão prontas para se tornar um grande hub de inovação e destaque nacional em tecnologia, para além do turismo. “Os dados mostram um crescimento significativo de novos negócios na cidade. Estamos aproveitando muito bem esse boom que João Pessoa está recebendo e podemos até ser a porta de recepção para interiorizar os negócios através dos novos hubs que estão surgindo.”
O relatório tem mais de duzentas páginas e será entregue ao Sebrae/PB. O objetivo é que este material sirva como fundamento para a elaboração e desenvolvimento do planejamento estratégico da instituição para os próximos períodos.

