O Hub InovAtiva, política pública gratuita de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, promovida pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, está com inscrições abertas para dois programas de aceleração de startups: o InovAtiva Brasil e o InovAtiva de Impacto Socioambiental. Juntos, os dois programas oferecem 280 vagas para o ciclo 2024.2.
As inscrições para os empreendedores interessados devem ser efetuadas até o dia cinco de agosto, por meio da internet. No caso do InovAtiva Brasil, a inscrição deve ser feita por meio do endereço https://www.inovativa.online/inovativa-brasil/. O programa vai selecionar 200 negócios de todo o país, que estejam nas fases de validação, operação ou tração.
Já o programa InovAtiva de Impacto Socioambiental, que é focado em empresas cuja missão é gerar impacto social ou ambiental positivo, vai escolher até 80 startups para o segundo ciclo de 2024. Para essa modalidade, as inscrições devem ser efetuadas através do link https://www.inovativa.online/inovativa-impacto/. O objetivo é oferecer capacitação através de especialistas na área socioambiental, além de promover conexões com investidores interessados em apoiar soluções no setor.
De acordo com os organizadores, os dois programas serão desenvolvidos em um ciclo de seis semanas de evolução e aprendizado, que será dividido em duas etapas: aceleração e conexão. Na primeira fase, que se inicia na segunda quinzena de agosto, os empreendedores terão acesso a mentorias individuais e coletivas, com especialistas do mercado, além de conteúdos sobre empreendedorismo, capacitação empreendedora e atividades de conexão.
O encerramento dessa primeira etapa ocorrerá durante o evento InovAtiva Day, realizado de forma online, com uma agenda de palestras, painéis e treinamentos de pitch para as startups participantes. A partir disso, as soluções de maior potencial seguem para a etapa de conexão, com início previsto para a segunda quinzena de outubro. Nessa etapa, os participantes receberão mais uma rodada de mentorias individuais especializadas, com foco no desenvolvimento de seus negócios.
Em seguida, o ciclo será encerrado, presencialmente, no InovAtiva Experience. Nesse evento, as startups receberão o feedback de mentores sobre seu pitch em uma atividade que simula um Demoday. Ainda no evento, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar suas soluções para uma banca de negócios.
“Com a oferta de mentorias especializadas e eventos de conexão, esses programas ajudam as startups a validarem suas ideias, aumentarem a visibilidade no mercado e atraírem investimentos essenciais para o seu desenvolvimento. Além disso, ao participar desses programas, as startups têm a oportunidade de transformar suas inovações em soluções concretas, contribuindo significativamente para o avanço tecnológico e socioambiental do país, principalmente do território local onde estão inseridas”, explicou a gestora de inovação no Sebrae/PB em Sousa, Juliene Fernandes.
Ainda segundo Juliene, os dois programas do Hub InovAtiva “não apenas fomentam o crescimento e a consolidação de novos empreendimentos, mas também criam um ambiente de conexão mais amplo, propiciando a inovação e o desenvolvimento sustentável”.
Inclusão – Neste ciclo do InovAtiva, a seleção terá pela primeira vez a possibilidade de pontuações adicionais para promover a inclusão e o desenvolvimento de lideranças femininas e participantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, amarelos e oriundos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Segundo os organizadores, a decisão se fundamenta no entendimento de que a inovação também vem da diversidade, reafirmando assim o compromisso do Hub InovAtiva com a criação de um ecossistema de startups mais robusto, inclusivo e dinâmico.