Após cinco meses de capacitações e mentorias, foram encerradas, nesta quarta-feira (6), as atividades de 2023 do HUB PB, programa gratuito voltado à pré-aceleração de startups e ao fomento do ecossistema de inovação da Paraíba. Desenvolvido através de parceria entre o Sebrae/PB, o Senai/PB e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa está em sua terceira edição e beneficiou 20 empreendedores do estado.
Para marcar a conclusão das atividades, as startups atendidas pelo HUB PB este ano participaram de um demoday, realizado na agência regional do Sebrae em Campina Grande, ocasião em que puderam apresentar os seus modelos de negócios e receber os feedbacks de uma banca formada por cinco avaliadores. A intenção foi que os participantes pudessem colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o programa, que proporcionou cerca de 30 horas de capacitação e 19 rodadas de mentorias durante o ciclo de 2023.
Entre os cerca de 23 conteúdos trabalhados durante esse processo, estão a gestão financeira, comportamento empreendedor, inovação, marketing, assessoria jurídica e mercado de investimentos. Para o empreendedor Marcos de Oliveira, da startup Uniforme Conectado, participar do programa contribuiu de forma decisiva com o seu desenvolvimento profissional. “Fazer parte do HUB PB foi um grande diferencial para a minha carreira. Posso assegurar que em 2024 as minhas ideias se transformarão em grandes projetos e esses projetos também vão trazer grandes mudanças”, afirmou.
Por sua vez, o empreendedor Erins Natanael, da startup Finampy, destacou que já é possível aferir resultados no desempenho da empresa após a participação no programa. “Quando olhamos para a nossa trajetória no início do HUB PB nós conseguimos observar um impacto muito positivo dentro da empresa e o quanto crescemos. Essa experiência foi bastante transformadora, marcada por aprendizado, constante colaboração, insights e muitas oportunidades que significativamente moldaram a nossa empresa”, pontuou.
Ao destacar o êxito de mais uma edição do programa, o gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, afirmou que o HUB PB, assim como outros programas de fomento à inovação, contribuem não só para o desenvolvimento das startups que deles participam, como também oferecem a outras empresas que estão no mercado soluções para as suas dores e necessidades. “Ganham as startups participantes, as empresas mais tradicionais que já estão no mercado e, principalmente, o ecossistema de inovação do estado, que se fortalece cada vez mais com essas ações”, enfatizou.
Já o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/PB, Wagner Porto, ressaltou a transformação que o HUB PB promove na mentalidade empreendedora dos participantes. Segundo ele, os aprendizados adquiridos durante o programa são passos importantes, que vão impulsionar os empreendedores nos próximos desafios que fazem parte do universo da inovação.
Por sua vez, o coordenador de Inovação do IEL, Paulo Muniz, celebrou a evolução dos participantes ao longo do HUB, programa que, segundo ele, tem contribuído significativamente com o fomento à inovação no estado. Também participaram do demoday do HUB PB a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, e a supervisora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos do Senai, Fabiana Hiluey.