-
Apresentações e conexões marcaram a participação do hub de inovação de João Pessoa na 8ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, evento realizado no Centro de Convenções da Capital. Pelo menos 40 atores do ecossistema de inovação local participaram, nessa quinta-feira (24), do encontro do Farol Digital, hub de inovação de João Pessoa criado pelo Sebrae/PB e parceiros como Senai, Prefeitura Municipal de João Pessoa, IFPB, UFPB, TRT-13 e setor privado, entre muitos outros.
Durante o encontro foram apresentadas as iniciativas ligadas à tecnologia e inovação de cada um dos atores que integram o hub. De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, a instituição conseguiu reunir, em um só ambiente, vários atores de diversos segmentos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico, a inovação e a conexão entre os seus participantes. “Entendemos que a nossa responsabilidade é estimular esse movimento, que vem crescendo cada vez mais, e promover o empreendedorismo”, enfatizou.
Por sua vez, o responsável pela Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura, destacou que o momento foi oportuno para apresentar o que tem sido feito em termos de inovação no Tribunal e que a sociedade ainda desconhece. “Passamos a ter dimensão de toda a inovação que pode ser feita em João Pessoa, além de identificar parcerias futuras e contribuições para melhorar não só o que tem sido feito no âmbito do Regional, mas em toda a cidade”, afirmou.
Por sua vez, a secretária executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Danyele Raposo, contou que o primeiro tijolo para a construção do hub de inovação foi ‘cimentado’ há pelo menos 15 anos. “Construímos, ao longo do tempo, fortes bases e, agora, é o momento de tirar a cortina e projetarmos essa construção”, disse. Além da apresentação dos 40 atores que atualmente integram o hub de inovação, o encontro contou com um momento de conexão entre os participantes.
A próxima iniciativa será o lançamento oficial do hub, que será realizado no dia 12 de dezembro, no Farol do Cabo Branco. Entre os participantes do hub de inovação estão, também, Fapesq, Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, Abradi, SUCESU, Banco do Nordeste, representantes de coworking, startups e Câmara dos Vereadores.
Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

